Cinco leões resgatados da Ucrânia encontram nova casa no Reino Unido
O processo de resgate demorou quase um ano a ser concluído. Yuna foi a primeira a chegar, em agosto passado, sendo que os restantes quatro – um macho chamado Rori e três fêmeas de nomes Amani, Lira e Vanda – foram chegando ao longo deste mês de março.
Lusiaves perde selo de bem-estar animal após divulgação de imagens com agressões
A Lusiaves perdeu temporariamente o selo de bem-estar animal, após a divulgação de imagens com dezenas de frangos feridos ou mortos, e só poderá tentar recuperá-lo a partir de agosto, adiantou à Lusa a Welfair, responsável pela certificação.
Cientistas pedem que pinguim-imperador seja classificado como espécie ameaçada
O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) está atualmente classificado com o estatuto de “Quase Ameaçado”, mas a ave poderá já reunir todas as condições para passar a ser considerada uma espécie realmente ameaçada.
Haver mais ou menos presas pode determinar se tubarões-martelo migram ou “assentam arraiais”
Investigadores descobrem que alguns tubarões-martelo-gigantes (Sphyrna mokarran), em vez de migrarem, escolhem ficar nas águas quentes das Bahamas, onde a abundância de alimento torna desnecessárias grandes viagens arriscadas pelos mares.
Cientistas portugueses descobrem que ondas de calor afetam o cérebro dos peixes
Uma equipa de quatro investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) descobriu que as ondas de calor afetam negativamente o desempenho cognitivo dos bodiões-limpadores (Labroides dimidiatus).
Ruídos de trânsito estão a tornar as aves mais agressivas nas Ilhas Galápagos
O ruído produzido pelo tráfego rodoviário nas Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, está a alterar o comportamento das aves e a torná-las mais agressivas, revela estudo.
Focas não se afogam porque conhecem os níveis de oxigénio no seu sangue
Investigadores dizem que as focas são capazes de saber, conscientemente, os níveis de oxigénio no seu sangue. Isso permite-lhes decidir se mergulham mais fundo ou se será melhor regressarem à superfície para respirar.
Espécies exóticas estão a chegar à Europa “à boleia” de plantas ornamentais
Répteis, anfíbios, aranhas, insetos e fungos estão a entrar na Europa escondidos em carregamentos de plantas ornamentais. Cientistas pedem um maior controlo sobre as importações para evitar que as espécies exóticas se transformem em invasoras.
Lares de acolhimento são a “espinha dorsal” do resgate de gatos na Nova Zelândia
Cinquenta organizações de resgate de gatos em Aotearoa responderam a um inquérito em maio de 2022, que concluiu que a disponibilidade de famílias de acolhimento era o fator número um para decidir se podiam resgatar mais gatinhos.
Mandíbulas de tubarão preservadas podem revelar a história da sua dieta
Os dentes de tubarões e raias podem ser utilizados para estudar a sua dieta, mas um dos maiores desafios na ciência dos tubarões é a recolha de amostras de espécies raras ou protegidas.
Cientistas descobrem como as formigas se tornaram “potências ecológicas”
Investigação da Universidade de Cambridge revela que quando as formigas adultas passaram a controlar a alimentação das larvas as colónias passaram a ter “níveis sem precedentes de complexidade social”.
Na Arrábida pode esconder-se um berçário de tubarões-azuis
Cientistas de centros de investigação portugueses acreditam que nas águas que banham a zona da Arrábida, a alguns quilómetros da costa, um canhão submarino pode estar a ser usado pelos tubarões-azuis, uma espécie altamente pressionada pela pesca, como área de reprodução.
Turismo intenso ameaça populações de golfinhos na costa do Algarve
Joana Castro, diretora-executiva da Associação para a Investigação do Meio Marinho (AIMM) e uma das autoras, conta à Green Savers que a observação de cetáceos promovida por operadores turísticos no Algarve é “uma atividade económica importante na região” e “tem vindo a crescer nas últimas décadas”,…
Lobos comedores de néctar revolucionam entendimento sobre polinização
Uma equipa internacional de cientistas revela que também os canídeos podem ser vetores de polinização, anunciando a captura dos primeiros registos de interação entre uma planta e um grande carnívoro, o lobo-etíope (Canis simensis).
Região de Coimbra recomenda interdição de pesca de lampreia a nível nacional
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) aprovou hoje uma posição em que recomenda a interdição da pesca de lampreia a nível nacional e uma intensificação da fiscalização, face à escassez deste peixe nos rios portugueses.
Vida a dois: Investigadores desvendam mistérios da relação entre rémoras e jamantas nas águas dos Açores
Um grupo de investigadores desvendou traços até agora pouco conhecidos da relação entre as rémoras e as jamantas, dois visitantes sazonais das águas dos Açores.
Aotearoa já foi o habitat de elefantes-marinhos
O estudo revela que, embora os elefantes-marinhos habitem atualmente apenas as ilhas subantárticas e a América do Sul, as praias de Aotearoa costumavam estar “repletas” destes animais colossais.
Humanos continuam a ser uma das principais causas do declínio dos ouriços-cacheiros na Europa
Mortes por atropelamento, perda de habitat, perturbação causada pelos humanos e a competição das espécies invasoras são alguns dos principais fatores de pressão que estão a causar o declínio das espécies de ouriços-cacheiros que vivem na Europa.
Xaréu-azul esconde-se atrás de tubarões para apanhar presas de surpresa
Equipa de cientistas detetou esse comportamento peculiar, nunca antes documentado nessa espécie, ao largo da ilha italiana de Lampione, no Mar Mediterrâneo.
Ilha de Andros, nas Bahamas, é um refúgio para alguns tubarões-martelo
Cientistas que seguem os tubarões-martelo, em vias de extinção, mostram que a Ilha de Andros, nas Bahamas, é um refúgio durante todo o ano para alguns exemplares que optam por não migrar.