Jaguar quebra recorde ao nadar mais de um quilómetro seguido no Brasil
Um jaguar (Panthera onca) nadou pelo menos 1,27 quilómetros (km) seguidos no reservatório da Central Hidroelétrica de Serra da Mesa, no norte do estado de Góias, no Brasil.
Mesmo peixes adaptados a climas quentes e secos estão a ter dificuldade em sobreviver com temperaturas cada vez mais altas
Nova investigação avisa que mesmo peixes altamente adaptados a climas secos e quentes podem não estar a conseguir adaptar-se com a rapidez suficiente para sobreviverem num planeta cada vez mais quente e seco devido aos efeitos das alterações climáticas causadas pelas ações humanas.
Chimpanzés ingerem todos os dias etanol equivalente a um copo de vinho das frutas fermentadas que comem
Em África, os chimpanzés (Pan troglodytes) estão a consumir, em média, cerca de 14 gramas de etanol devido à quantidade de frutas fermentadas que comem. Em termos de comparação, um copo de vinho tem perto de 10 gramas de álcool.
Como alimentar tubarões pode aumentar o risco de ataques a humanos
Cientistas explicam o ataque de tubarão que matou uma pessoa em abril passado numa praia no norte de Israel.
Abetarda: A rainha das estepes que está em risco de ser deposta
A abetarda hoje é uma espécie altamente ameaçada por um “turbilhão de fatores” que a empurram cada vez mais para o limiar da extinção. Se nada mudar, é possível que essa imponente ave estepária desapareça em 20 anos ou menos.
Após anos de reabilitação, orangotango Popi regressa a casa nas florestas da Indonésia
Resgatada em 2016 de cativeiro ilegal, Popi, um orangotango fêmea, está de volta ao seu habitat natural, na frondosa floresta tropical de Busang, na província de Kalimantan Oriental, na região indonésia da ilha de Bornéu.
Cientistas desafiam “grandeza” de uma das maiores migrações de animais do planeta
A Grande Migração dos Gnus entre a Tanzânia e o Quénia, na África oriental, é considerada a maior deslocação anual terrestre de animais que acontece atualmente no planeta. Essa longa viagem, que pode estender-se até aos 1.600 quilómetros numa rota circular, é fundamental para a contínua regeneração…
Lagartos das cidades revelam-se mais sociáveis do que os do campo
Um estudo internacional revelou que os lagartos que vivem em ambientes urbanos estabelecem mais e melhores relações sociais do que os seus congéneres em zonas rurais. A investigação centrou-se na lagartixa-dos-muros (Podarcis muralis), uma espécie típica da Europa conhecida pelo seu comportamento…
Apenas uma mão-cheia de peixes tem sangue quente. Mas porque é que ganharam essa capacidade?
Das mais de 30 mil espécies de peixes que existem atualmente no planeta, apenas 0,1% são endotérmicos, ou seja, a temperatura dos seus corpos aumenta com o calor produzido pela atividade dos seus metabolismos.
Elefante num mar de lixo, lobos do Ártico e pinguins no limite: Algumas das fotos a concurso no Wildlife Photographer of the Year
Estas são apenas algumas das imagens do mundo natural que estão em jogo na 61.ª edição do concurso de fotografia da vida selvagem Wildlife Photographer of the Year, que é desenvolvido e produzido pelo Museu de História Natural de Londres.
Aves migradoras estão a conseguir adaptar-se a um Ártico mais quente. Mas não será para sempre
As aves aquáticas migradoras que viajam para o Ártico para se reproduzirem têm alguma capacidade para anteciparem as suas longas jornadas para coincidirem com a chegada cada vez mais precoce da primavera ao pólo norte da Terra. Contudo, há limites.
Foz Côa investe 1,8 milhões de euros na construção de um canil e gatil municipal
O município de Foz Côa, no distrito da Guarda, anunciou esta terça-feira que vai investir 1,8 milhões de euros na construção de um novo canil e gatil municipal com capacidade para mais de uma centena de animais.
Antepassados gigantes dos tubarões-brancos já nadavam nos oceanos há 115 milhões de anos
Há 115 milhões de anos, as águas marinhas em torno da Austrália já eram patrulhadas por tubarões gigantes do grupo dos lamniformes, ao qual pertencem os modernos tubarões-brancos e os tubarões-anequim.
Campanha aumenta número de recolhas e salva 7.890 cagarros nos Açores em 2025
A campanha SOS Cagarro 2025 recolheu 7.890 aves nos Açores, um número superior ao registado no ano passado, anunciou hoje o Governo Regional, que está a desenvolver medidas para “mitigar os impactos da poluição luminosa”.
Caracol australiano ameaçado de extinção novamente a prosperar na Natureza, um sinal de esperança para a espécie
Há quase cinco anos que na Austrália começou um programa de reprodução em cativeiro e de reintrodução de uma espécie rara de caracol, a Advena campbelli.
Estudo revela que convívio com cães pode reduzir risco de asma nas crianças
Bebés que crescem em ambientes onde há cães podem ter menor probabilidade de desenvolver asma até aos cinco anos de idade. A conclusão é de um estudo canadiano.
Criança morta em alegado ataque de tubarão na província moçambicana de Inhambane
As autoridades moçambicanas encontraram o corpo de uma criança com algumas partes em falta, em um alegado ataque de tubarão numa baía da província de Inhambane, sul de Moçambique, alertou a Polícia da República de Moçambique (PRM).
“À procura de Nemo”: Peixes-palhaços e anémonas a desaparecer por causa das alterações climáticas
Cientistas alertam para "extinção local quase completa" de peixes-palhaços e das suas anémonas no Mar Vermelho por causa de ondas de calor marinhas.
Peixes a “pairar” na água gastam duas vezes mais energia do que se estiverem a descansar
Uma equipa internacional de cientistas calcula que os peixes a “pairar” gastam duas vezes mais energia do que quando estão em descanso, em fendas nas rochas, por entre as algas ou sobre a areia nalgum refúgio seguro.
Revelada “relação clara” entre perda de habitat e risco de doenças em coalas
Cientistas revelam que há uma “relação clara” entre os níveis de stress que os coalas (Phascolarctos cinereus) sofrem devido à perda de habitat e a sua suscetibilidade à contração de doenças como a clamídia.