TerraCycle leva a reciclagem a um novo nível



“A boa notícia é que a maior parte do lixo é tecnicamente reciclável”. Esta é a filosofia por detrás do programa de reciclagem da TerraCycle – um sistema organizado de reciclagem, e atualização de muitos itens que não são recuperáveis a nível local.

O problema com a reciclagem municipal é que apenas alguns materiais são suficientemente rentáveis para serem reciclados. Todos os outros materiais consomem demasiado tempo, energia, maquinaria e mão-de-obra para valerem a pena. Com isto em mente, a TerraCycle tem uma visão de ciclo completo das formas de manter os resíduos fora dos aterros sanitários, das empresas e de outros intervenientes no processo, escreve o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, o programa de reciclagem TerraCycle espelha a maioria das operações semelhantes. As transferências de resíduos chegam a uma das 35 Instalações de Recuperação de Materiais (MRF) da empresa, que estão localizadas no mesmo país de origem dos resíduos. Os resíduos são depois separados por composição do material, utilizando uma variedade de maquinaria e mão-de-obra inovadora. Uma vez classificados, os materiais são enviados para outros parceiros que os transformam em formas utilizáveis. Pode tratar-se, por exemplo, de pellets de plástico ou chapas metálicas.

Os materiais reciclados recebem então uma nova vida útil numa grande variedade de produtos. As empresas fabricantes utilizam os novos materiais de terraplanagem da TerraCycle para produzir mobiliário de exterior e decks, latas de rega, ladrilhos de pavimento, coberturas de superfície de parques infantis, campos de atletismo, jardineiras, caixotes de compostagem e muito mais. A TerraCycle vende mesmo uma pequena seleção de produtos reciclados diretamente a partir do seu website.

TerraCycle é um programa global, mas também um programa de base comunitária. Atualmente a funcionar em 21 países, os materiais são recolhidos em todo o mundo. No entanto, o poder da recolha acontece a nível comunitário, onde empresas e indivíduos podem criar centros de recolha. A instalação é fácil e qualquer pessoa pode fazê-lo, embora seja cobrada uma taxa adiantada, pelo que as empresas são frequentemente a melhor opção para o patrocínio de caixas. Basta candidatar-se ao programa e solicitar caixas. Quando as caixas forem preenchidas, mande-as de volta utilizando uma etiqueta de envio pré-paga, sem qualquer custo.

A TerraCycle é parceira de uma série de empresas que patrocinam diferentes esforços de reciclagem. Por exemplo, Subaru (o fabricante de automóveis) oferece locais de entrega em muitos dos seus concessionários onde os clientes podem deixar cair chávenas descartáveis, tampas, palhinhas, embalagens de doces e snacks e cápsulas de café e cremes. Vários outros programas de reciclagem aceitam sacos e bolsas de comida para animais de estimação, incluindo Wellness, Holistic, A Pup Above e Halo. Da mesma forma, existem programas para muitas loções, creme facial e outros produtos de beleza. Gatorade permite reciclar Gatorade, Propel, EVOLVE e Muscle Milk cápsulas de nutrição desportiva e embalagens de bar.

Outros resíduos de embalagens incluem tubos de espremer para crianças, saquetas de bebidas, resíduos de cigarros, vestuário, material de cozinha, canetas de tinta, e latas de aerossóis. Marcas notáveis incluem Arm and Hammer, OxyClean, Barilla, Babybel, Burt’s Bees, Colgate, Febreze, Gillette, Hasbro, Lundberg, Popsockets, Rubbermaid, Swiffer, Taco Bell, Ziploc e muitos, muitos mais.

Caixa de Resíduos Zero feita de PET 100% reciclado

Uma vez que o envio de artigos é uma parte essencial do processo, a TerraCycle trabalha para minimizar a sua pegada de carbono com o envio zero de carbono na entrega inicial da caixa e caixas feitas de produtos florestais certificados de origem responsável. Após a devolução, o forro de plástico e a caixa de cartão são reciclados.

A empresa também desenvolveu a Caixa de Resíduos Zero, que é utilizada para o envio das Caixas de Resíduos Zero. A caixa é feita de PET 100% reciclado (ou tereftalato de polietileno, representado pelo código de resina #1 em recipientes plásticos) e a TerraCycle incentiva os clientes a reutilizar a caixa. Se já não quiser a mala, pode enviá-la de volta à empresa para utilização em futuras encomendas de Caixas de Resíduos Zero.

A TerraCycle está constantemente a investir na investigação e desenvolvimento de novos processos de reciclagem com o objetivo de converter os resíduos em produtos utilizáveis ao mais alto nível. A empresa informa que quase todos os produtos devolvidos são reutilizados e que apenas uma percentagem muito pequena é incinerada – basicamente apenas os artigos que não deveriam estar no caixote do lixo ou aqueles que são legalmente obrigados a ser incinerados, tais como os resíduos médicos.

Para além da reciclagem de plástico e outros resíduos, o departamento da TerraCycle Global Foundation da empresa está a trabalhar na limpeza dos cursos de água com o objectivo de recolher os resíduos nos rios antes de estes chegarem ao oceano, onde têm impacto nos animais marinhos e no ecossistema. A fundação cumpre esta missão trabalhando com as comunidades locais que são altamente impactadas pela poluição da água. As armadilhas fluviais ajudam na recolha de resíduos dos cursos de água.

Os materiais recolhidos são então enviados para um centro de triagem onde são pesados, triados e enfardados. O sistema cria empregos locais e os trabalhadores são apoiados pela fundação TerraCycle. A empresa explicou que “a Fundação trabalha com os recolhedores locais para melhorar as taxas de recolha, fornecendo salários justos, ferramentas, fornecimentos, alfabetização financeira, educação, cuidados para as crianças, e formação em saúde e segurança”.

O projeto da fundação é financiado através da venda de braceletes, frangos e outros produtos, que são feitos a partir dos materiais residuais recolhidos na água.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...