Testículos escondidos e urina petrificada: Porque é que o hiracóide é um dos animais mais estranhos do mundo
O hiracóide é um mamífero pequeno e peludo que parece e se comporta como algo que não é. Parece um roedor, mas está mais próximo dos elefantes e das vacas-marinhas do que das ochotonas e marmotas, superficialmente semelhantes.
Os hiracóides machos não têm escroto e colocam os testículos dentro da cavidade abdominal, tal como os elefantes machos. As fêmeas de hiracóides têm três pares de tetas, incluindo um par perto das axilas. As elefantes fêmeas também têm um par de tetas perto das axilas. Os pequenos herbívoros, que vivem predominantemente em África, também têm presas que se desenvolvem a partir dos seus dentes incisivos, tal como as presas dos elefantes.
Os hiracóides alimentam-se de plantas e têm um estômago de três câmaras que está repleto de bactérias. Isto ajuda-os a digerir os alimentos e não é muito diferente do estômago de quatro câmaras de uma vaca. Não são bons a manter a sua temperatura interna, pelo que gostam de apanhar sol durante o dia, tal como um lagarto.
Vivem em pequenos grupos familiares, com um único macho que defende o seu território, facilmente identificável porque os hiracóides urinam sempre no mesmo sítio. A sua urina é rica em carbonato de cálcio, que mancha as rochas de branco. O Hyraceum, feito a partir desta urina petrificada, é utilizado na medicina tradicional sul-africana para tratar a epilepsia.