Tetra Pak celebra Dia do Leite Escolar com novos projectos na Zâmbia, Senegal, Sudão, Honduras e Argentina
A Tetra Pak anunciou hoje, Dia Mundial do Leite Escolar, que vai apoiar novos programas de leite escolar na Zâmbia, Senegal, Sudão, Honduras e Argentina. Em comunicado, a empresa afirma que está ainda a expandir os seus projectos Dairy Hub (empresas de lacticínios comunitárias) no Paquistão e Bangladesh, o que está a contribuir para “aumentar a oferta local de leite de qualidade”.
“O Dia Mundial do Leite Escolar é, em simultâneo, uma celebração dos vários benefícios que os produtos lácteos oferecem às crianças e uma celebração do nosso trabalho permanente para levar leite a todas as crianças. Esta data é um símbolo de uma indústria que garante acesso ao leite todos os dias do ano, providenciando saúde, educação e oportunidades económicas a milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo”, sublinha o director do departamento para o desenvolvimento da Tetra Pak, Ulla Holm.
Através do seu Departamento Alimentação para o Desenvolvimento e rede de contactos, a Tetra Pak coopera de forma próxima com governos, agências de desenvolvimento, organizações não governamentais, empresas de tratamento de lacticínios e agricultores. Em 2010, mais de 6 mil milhões de embalagens da Tetra Pak contendo leite e outras bebidas nutritivas foram distribuídas a quase 50 milhões de crianças em escolas de mais de 50 países.
“O impacto doss Dairy Hubs vai muito para além do aumento da oferta de leite. O leite produzido providencia uma fonte nutricional e económica para os homens, mulheres e, especialmente, para as crianças, que precisam de 14 dos 18 nutrientes que o leite contém para crescerem saudáveis. Adicionalmente, os Dairy Hubs ajudam a criar empregos e oportunidades económicas nas áreas rurais”, refere Ulla Holm.
Saiba o que está a Tetra Pak a fazer na Zâmbia, Senegal e Honduras:
Zâmbia: Desde Junho de 2011, a Tetra Pak tem colaborado com o governo da Zâmbia, com agências internacionais de desenvolvimento e com parceiros da indústria para garantir o acesso ao leite a 15.000 crianças nas escolas da Província Este da Zâmbia. O projecto-piloto, concebido para criar um modelo sustentável que possa ser replicado noutras regiões do país, está já a alcançar resultados positivos a nível educativo, com os professores a reportarem níveis de 100% de assiduidade nos dias em que o leite é distribuído na escola. O leite provém de produtores locais o que também reflecte o potencial desta iniciativa se transformar num motor para o desenvolvimento das economias da Zâmbia rural.
Senegal: A Tetra Pak está envolvida no programa de leite escolar gerido pelos municípios de Dakar que se expandiu de 6.000 para 80.000 crianças em Março de 2011. A Tetra Pak coloca à disposição as suas capacidades especializadas na produção, distribuição e embalagem de leite assim como potencia o acesso às melhores práticas relacionadas com as datas e a forma de consumir leite, gestão de resíduos e informação aos educadores sobre os benefícios do leite.
Honduras: A Tetra Pak ajudou na formação de uma parceria público-privada que, desde Agosto de 2011, está a oferecer leite a 164.000 crianças em 780 escolas, aumentando a procura de leite produzido localmente. Baseada numa proposta da Federação dos Produtores de Lacticínios das Honduras, um novo programa escolar de leite foi aprovado garantindo às crianças o direito de começarem a receber leite UHT em todas as escolas públicas que não dispõem de frigoríficos.
Novos programas de leite escolar também foram iniciados na Argentina e no Sudão.