Tetra Pak estabelece novas metas para redução de impacto no clima



O anúncio foi feito hoje pela Tetra Pak que, até 2030, se compromete a diminuir as emissões de gases com efeito de estufas(GEE) provenientes das suas próprias operações em 40%, face aos números registados em 2015.

A trabalhar com a iniciativa Science Based Targets (SBT), a empresa estabeleceu também como objectivo para 2040 que as emissões de GEE sejam 58% inferiores às registadas há um ano atrás.

Ao proceder desta forma, a Tetra Pak torna-se a primeira empresa na indústria de embalagens alimentares em todo o mundo a ter as suas metas de redução de impacto climático aprovadas pela SBT.

Para alcançar estas metas, a Tetra Pak irá centrar a sua actuação em três áreas-chave: no impulso da eficiência energética, para reduzir em mais 12% a utilização de energia; na aquisição de electricidade proveniente de fontes renováveis, no investimento em projectos de energia renovável e em sistemas de certificação da energia renovável; e por fim na instalação on site de sistemas de energia renovável, como painéis solares.

De acordo com a empresa, este compromisso ambiental estende-se também ao objectivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em toda a cadeia de valor em 16% por unidade de receita até 2020, tendo 2010 como ano-base.

Para Mario Abreu, Vice-Presidente Ambiente da Tetra Pak, a “colaboração com a iniciativa SBT ajudou-nos a definir, com precisão e de forma científica, as nossas metas de emissão de gases com efeito de estufa. As novas metas garantem que estamos aptos a demonstrar o nosso contributo para uma economia de baixo carbono.”

Mas em que consiste a iniciativa Science Based Targets? “A iniciativa SBT fornece uma metodologia de base científica às empresas que procuram de forma séria incorporar a sustentabilidade na sua prática de negócios e querem fazer a sua parte no sentido de evitar os piores impactos decorrentes das alterações climáticas”, explica Cynthia Cummis do World Resources Institute (WRI).

A Science Based Targets resulta de uma parceria entre o CDP, WRI, WWF e UN Global Compact que pretende mobilizar as empresas para o estabelecimento de metas de redução de emissões em linha com a ciência do clima. Desde o seu lançamento em 2015, 208 companhias assumiram o compromisso de estabelecer metas de base científica e 33 delas, em diferentes indústrias, viram as suas metas aprovadas pela iniciativa.

No sector da alimentação a Tetra Pak é assim pioneira ao completar o exigente processo de revisão de metas ambientais, abrindo o caminho para que outras empresas compreendam os benefícios da transição para uma economia de baixo carbono.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...