Tetra Pak lança primeira barreira à base de papel do mundo para embalagens de sumo



A Tetra Pak, em colaboração com a García Carrión, apresenta a primeira aplicação da tecnologia de barreira à base de papel para embalagem de sumos. Esta inovação, centrada em soluções de embalagem mais sustentáveis para a indústria alimentar, “representa um importante passo no sentido de reduzir a dependência dos materiais fósseis”. O novo material já começou a ser introduzido, progressivamente, em diferentes mercados, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a Tetra Pak e a García Carrión, uma das referências do setor de bebidas em Espanha, lançaram a embalagem Tetra Brik Aseptic 200ml Slim Leaf com barreira à base de papel para sumos, através da marca Don Simón. Trata-se da primeira embalagem monodose de sumo a nível mundial que incorpora esta tecnologia e a primeira deste tipo disponível no mercado espanhol.

Fabricada com até 80% de papel, a embalagem reforça o compromisso com a sustentabilidade. A combinação da barreira à base de papel com polímeros de origem vegetal utilizados nas camadas do material de embalagem eleva a percentagem de materiais renováveis para 92%, enquanto reduz a pegada de carbono em 43%, em comparação com uma embalagem asséptica que utiliza uma camada de alumínio, de acordo com a certificação da Carbon Trust. 1

“Temos orgulho de liderar a transformação para embalagens mais sustentáveis na categoria de sumos. Há mais de 135 anos, a García Carrión está comprometida com a inovação responsável e o respeito pelo meio ambiente”, afirma José García Carrión, presidente da García Carrión. “Esta inovação reforça a nossa missão de reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo que oferecemos produtos de alta qualidade aos nossos consumidores”, acrescenta Fala Corujo, vice-presidente da García Carrión.

Para a García Carrión, esta solução de embalagem representa uma nova aplicação industrial da sua Estratégia de Sustentabilidade 360°, reconhecida com o “Prémio Fábricas do Futuro 2024”, em “Excelência em Sustentabilidade e Economia Circular”.

Por sua vez, Tatiana Liceti, Executive Vice President, Packaging Solutions da Tetra Pak, destaca: “Este lançamento representa um marco significativo no nosso caminho rumo a embalagens totalmente renováveis e recicláveis. Trabalhando em estreita colaboração com os nossos clientes, demonstramos que a inovação sustentável pode ser alargada a todos os mercados e categorias, garantindo ao mesmo tempo que a embalagem mantenha a sua funcionalidade e qualidade”.

O que é a barreira à base de papel?

A barreira à base de papel desenvolvida pela Tetra Pak representa um grande avanço no design de embalagens de cartão assépticas. Substitui a camada tradicional de alumínio por uma solução renovável à base de papel, o que facilita a transição para materiais com menor impacto ambiental e reduz a pegada de carbono da embalagem. Esta barreira, juntamente com outras camadas da embalagem, protege do oxigénio, da luz, da humidade e das bactérias, garantindo a segurança alimentar e uma vida útil comparável à das embalagens com camada de alumínio.

As embalagens de cartão assépticas com a nova barreira à base de papel podem ser recolhidas, classificadas e recicladas em grande escala, sempre que existir uma infraestrutura de reciclagem adequada. Além disso, espera-se que esta nova tecnologia contribua para melhorar a eficiência das infraestruturas de reciclagem. Entre estes benefícios está a maximização da recuperação do conteúdo de papel do processo de reciclagem das embalagens de cartão, garantindo ao mesmo tempo uma alta qualidade das frações de fibra e não-fibra.

Esta inovação faz parte do compromisso da Tetra Pak de criar a embalagem para bebidas e alimentos mais sustentável do mundo: uma embalagem à base de papel, fabricada exclusivamente com materiais renováveis ou reciclados de origem responsável, com a menor pegada de carbono possível, e totalmente reciclável. 2

A primeira aplicação comercial de uma embalagem de cartão para bebidas e alimentos com barreira à base de papel da Tetra Pak foi lançada em 2023, em colaboração com uma empresa de laticínios de Portugal. Este desenvolvimento foi reconhecido como uma inovação disruptiva no campo das embalagens sustentáveis e recebeu o prémio “Eficiência de recursos”, nos Sustainable Packaging News Awards 2024.

 

 

 

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...