Transport4nature: REN é a primeira empresa portuguesa a integrar a iniciativa europeia

A REN – Redes Energéticas Nacionais é a primeira empresa portuguesa a integrar a iniciativa europeia Transport4nature, uma aliança promovida pela IENE – Infrastructure and Ecology Network Europe, em conjunto com a associação EpE – Entreprises pour l’Environnement, que integra operadores de infraestruturas de Transporte, Organismos Públicos, Academia e associações ambientais com um único intuito: criar uma dinâmica internacional coletiva para proteger, valorizar e restaurar a biodiversidade de forma sustentável.

A declaração de compromisso da REN a esta aliança, que subscreve os princípios da iniciativa Act4nature International, foi oficializada durante uma cerimónia de lançamento integrada no Congresso Mundial de Conservação da IUCN em Marselha, França. Este evento contou com uma declaração em vídeo de Rodrigo Costa, Presidente da REN, que sublinhou que a empresa está comprometida com os princípios da iniciativa, que refletem a estratégia da empresa na gestão da biodiversidade, contribuindo assim para salvaguardar os serviços dos ecossistemas.

A adesão da REN a esta iniciativa surge no âmbito do lançamento em Portugal do Act4Nature pelo BCSD Portugal para a mobilização das empresas portuguesas pela proteção da biodiversidade, da qual a REN fez parte desde o início.

Baseada nos princípios da iniciativa Act4nature International, a Transport4nature subscreve os compromissos aí assumidos pelas empresas na defesa da biodiversidade, adaptados ao sector dos transportes de bens, pessoas e energia, a nível europeu. Esses compromissos passam por integrar a natureza – ambiente, animais, plantas, ecossistemas, interações e património genético – nas estratégias e modelos de negócio, bem como de pôr em prática medidas que encontrem soluções para a conservação da diversidade biológica, para o seu restauro, para o uso sustentável dos recursos naturais e para uma distribuição justa e equitativa dos benefícios que resultam desse uso.

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.