TRATOLIXO investe na eficiência energética

Reduzir o consumo global de energia é uma prioridade e uma exigência da União Europeia (EU), que colocou a eficiência energética como um “princípio fundamental” e definiu uma meta muito clara: os Estados-Membros devem assegurar uma redução adicional de 11% do consumo de energia até 2030, em relação às projeções de 2020, o que significa uma redução de 40,5% do consumo de energia primária e de 38% do consumo de energia final.
Na TRATOLIXO estamos empenhados em contribuir para a redução de consumo energético, através da implementação de várias medidas. Em Trajouce, foram instalados painéis solares térmicos para aquecimento de água e painéis fotovoltaicos, sendo a produção de energia fornecida por estes totalmente para autoconsumo. No que diz respeito à iluminação, tanto interior como exterior, várias luminárias foram substituídas por tecnologia LED, resultando numa poupança de energia estimada em 100.000 kWh por ano. Estas iniciativas continuarão a ser aplicadas gradualmente nas restantes instalações da empresa.
Para reduzir as emissões de CO₂, a TRATOLIXO tem vindo também a modernizar continuamente os seus equipamentos, investindo em veículos e soluções mais eficientes do ponto de vista energético. Entre as medidas implementadas destacam-se a substituição de viaturas a gasóleo por modelos 100% elétricos e híbridos, bem como a instalação de postos de carregamento elétricos. Estas ações têm contribuído significativamente para a otimização do consumo energético da empresa e para uma mobilidade mais sustentável.
“Enquanto empresa responsável e comprometida com o Ambiente, é nosso dever investir na redução do consumo de energia. Neste sentido, temos vindo a realizar um conjunto de iniciativas que visam a poupança de energia nas nossas atividades” afirma Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.
MÉDIA ANUAL DE ENERGIA ELÉTRICA PRODUZIDA SITUA-SE NOS 20 MIL MWh
Através da implementação de processos inovadores e eficientes, a TRATOLIXO vai mais longe e aposta também na transformação dos resíduos orgânicos em fonte de energia renovável. Na Central de Digestão Anaeróbia da Abrunheira é realizado o tratamento biológico dos resíduos orgânicos e é produzida biogás, que é introduzido em motogeradores para produzir energia elétrica, a qual é, posteriormente, colocada na Rede Elétrica Nacional.
A média anual de energia elétrica produzida pela TRATOLIXO situa-se na ordem dos 20 mil MWh. Desde 2012, em 13 anos, a TRATOLIXO já produziu 233.696 MWh. A produção de energia renovável na TRATOLIXO permite o abastecimento elétrico contínuo de 15 mil pessoas e, nos próximos anos, prevê aumentar a produção de energia e abastecer cerca de 23 mil pessoas.