Trazer luz às comunidades e poupar o ambiente (com FOTOS)



Em pleno século XXI, em algumas zonas do norte do Brasil o acesso à energia eléctrica é praticamente inexistente. É o que acontece na Amazónia. Ou melhor, acontecia até há pouco tempo. Com a ajuda de garrafas de plástico, as comunidades ribeirinhas da zona estão a tentar criar soluções ecológicas e economicamente viáveis.

A ideia original teve início em 2002, mas tem vindo a ser aperfeiçoada diariamente e por todo o mundo. Alfredo Moser, mecânico brasileiro, criou um sistema de iluminação sustentável, que, de tão simples, até parece mentira. Penduradas em pequenos buracos no telhado, as garrafas de plástico recebem directamente a luz do sol na parte superior e, com um sistema de refracção, a claridade espalha-se pela divisão, surtindo o mesmo efeito que uma lâmpada de 60 watts. O vídeo lançado na altura pode ser visto no aqui.

A ideia inovadora de criar lâmpadas com garrafas de plástico recebeu vários prémios, tendo dado origem também a uma organização sem fins lucrativos, a Litro de Luz. No Brasil a instituição já deu luz a Santa Catrina, Rio de Janeiro e São Paulo e agora vai para a Amazónia, com um investimento de cerca de €98 mil.

A iluminação feita com garrafas de plástico tem um impacto imediato na vida destas populações. Mais segurança e mais socialização entre os moradores são apenas alguns dos benefícios imediatos. Mas esta inovação veio também capacitar os moradores para fazer mais e melhor pelas suas comunidades. Com a ajuda de donativos foi criada uma lâmpada nocturna feita de pvc e com uma pequena placa solar, que acumula energia durante o dia para de noite iluminar as ruas da cidade.

Em apenas três meses o investimento inicial feito nesta zona rural do Brasil já foi recuperado e a longo prazo vai permitir uma diminuição de cerca de 250kg na emissão anual de CO2. “A nossa principal motivação é testemunhar a grande diferença que algo tão trivial como a luz pode ter na vida das pessoas”, comenta Lais Higashi, presidente da Litro de Luz, em declarações ao Hypeness.

Fotos: Litro de Luz

[nggallery id=3178 template=greensavers]






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...