Tubarões usam campos magnéticos do planeta para se orientar

Tubarões, como tartarugas e outros animais marinhos, usam campos magnéticos para se orientar na suas longas viagens oceânicas, de acordo com um estudo publicado na revista Current Biology.

Era algo que a comunidade científica já previa há muito tempo, mas não fora capaz de provar até agora, graças ao estudo conduzido pelo biólogo Bryan Keller, investigador do Laboratório Costeiro e Marinho da Universidade Estadual da Flórida.

Para o estudo, Keller usou tubarões shovelhead, uma espécie de pequeno porte nativa do continente americano. A sua equipa capturou 20 espécimes e colocou-os numa bobina para simular as condições do campo magnético.

Na bobina, os tubarões moviam-se numa direção ou outra com base na localização do campo magnético simulado em relação ao seu habitat, confirmando as suspeitas da comunidade científica.

“Eles retornam aos mesmos estuários todos os anos. Isso mostra que os tubarões sabem onde está a sua ‘casa’ e podem navegar de volta desde um local distante ”, disse Keller em comunicado.

“Esta pesquisa – acrescentou – apoia a teoria de que os tubarões usam o campo magnético da Terra para os ajudar a encontrar o caminho; é o GPS da natureza ”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...