Uber lança projeto-piloto na Margem Sul para promover a utilização do comboio e barco nas deslocações para Lisboa



A Uber lança no próximo dia 2 de junho um novo projeto-piloto na Margem Sul do Tejo, com o objetivo de apoiar o uso do transporte público e contribuir para a redução do número de veículos a entrar diariamente em Lisboa, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, denominada Uber Commute, a iniciativa estará disponível exclusivamente nas modalidades Uber Green, na qual os veículos são 100% elétricos, e Uber Share, a opção de viagem partilhada da Uber, com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável, eficiente e económica para todos os utilizadores.

A iniciativa, que estará em vigor até 30 de junho, oferece um desconto de 50% por viagem (até 2€) em 10 viagens por pessoa nas deslocações para as estações de comboio e de barco na Margem Sul e vice-versa. O utilizador apenas terá que inserir na aplicação o código UBERMARGEMSUL. O objetivo deste projeto-piloto é incentivar os residentes a deixarem o carro em casa e optarem por uma solução multimodal que privilegia o uso do transporte público.

“Acreditamos que o transporte público é a espinha dorsal das cidades e queremos ser um complemento eficaz à mobilidade urbana, oferecendo soluções convenientes e sustentáveis para a primeira e última milha da deslocação dos portugueses. A combinação da Uber com os transportes públicos é fundamental para melhorar a qualidade de vida nas cidades e contribuir para torná-las mais sustentáveis, limpas e descongestionadas”, afirma Francisco Vilaça, General Manager da Uber Portugal.

“O Uber Commute é um exemplo concreto de como podemos apoiar um estilo de vida com menos dependência do automóvel, mais acessível e alinhado com os desafios ambientais atuais”, acrescenta.

A escolha da Margem Sul – abrangendo zonas como Almada, Cacilhas, Seixal, Barreiro, Montijo, Trafaria e mais – surge por ser uma das principais portas de entrada em Lisboa, através da Ponte 25 de Abril, que regista diariamente mais de 75 mil veículos e apresenta elevados níveis de congestionamento, especialmente nas horas de ponta, aos quais se somam mais de 37 mil veículos que entram em Lisboa diariamente pela ponte Vasco da Gama.

A iniciativa Uber Commute vem reforçar o compromisso da Uber na substituição de automóveis particulares por soluções de mobilidade partilhada e multimodal, em complemento com o transporte público, com um foco crescente na eletrificação, promovendo um estilo de vida com menos dependência do automóvel individual.

Este modelo já demonstrou resultados positivos noutras grandes cidades como Madrid, Londres, Los Angeles e várias cidades na Alemanha, onde a Uber funciona como complemento eficiente ao transporte coletivo, contribuindo para um ecossistema de mobilidade mais integrado.

Este projeto faz parte de uma estratégia mais ampla da Uber para se afirmar como parceira de referência na mobilidade sustentável em Portugal. Uma nova fase piloto está já prevista para outubro, numa nova cidade. A Uber reforça, assim, o seu compromisso com cidades mais limpas, menos congestionadas e ambientalmente responsáveis.

A aposta da Uber na Sustentabilidade

.A Uber é a plataforma com mais viagens em veículos elétricos disponíveis em todo o mundo e os motoristas que conduzem ligados à plataforma transitam para a mobilidade elétrica cinco vezes mais rápido do que a média dos condutores na Europa, Estados Unidos da América e Canadá, sendo a única empresa de mobilidade do mundo a dedicar 800 milhões de dólares em recursos para ajudar os condutores a transitarem para a mobilidade elétrica: 1 em cada 4 condutores diz que a sua primeira viagem num veículo elétrico foi na Uber.

Em Portugal, a Uber já investiu 5 milhões de euros para promover a transição para a mobilidade verde e pretende duplicar este valor nos próximos anos. Mais de 30% dos KMs percorridos pela Uber em Portugal são em veículos elétricos. Os condutores na Uber em Portugal estão a transitar para veículos elétricos 10 vezes mais depressa do que os proprietários de automóveis particulares.

Foi em Lisboa que a Uber lançou o Uber Green em 2016, a primeira opção de viagem a pedido em veículos 100% elétricos, representando um marco mundial na mudança da indústria da mobilidade para um futuro sustentável. Atualmente está disponível em mais de 100 cidades globais.

São várias as iniciativas que visam fortalecer o compromisso da Uber com a eletrificação da frota dos seus parceiros e, neste âmbito, Portugal é um mercado de aposta ao nível da inovação.

A Uber tem diversas parcerias para apoiar os parceiros de frota e os condutores na transição para a mobilidade ecológica, como descontos na aquisição e utilização de carregadores de veículos elétricos (com a Galp, UCharge e Power Dot), parcerias para obter melhores condições junto de fabricantes de automóveis e empresas de aluguer, a fim de proporcionar ofertas de veículos elétricos a preços acessíveis.

A Uber “também contribuiu para reduzir os custos de aquisição dos veículos elétricos, disponibilizando até 1.500 euros aos parceiros de frota por cada veículo a combustão trocado por um veículo elétrico, reduziu 20% a comissão sobre viagens Uber Green e organiza webinars mensais para apoiar na transição de condutores e parceiros de frotas”.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...