UE aprova taxas ambientais para pesados de mercadorias
Os ministros dos Transportes da União Europeia aprovaram hoje, no Luxemburgo, a imposição de taxas ambientais aos transportes pesados de mercadorias, no âmbito da directiva “Eurovinheta”, proposta pela Comissão Europeia.
Com esta alteração, os Estados-membros podem fazer variar a portagem cobrada na auto-estrada consoante a hora do dia ou os níveis de congestionamento de tráfego, de modo a cobrar mais nas horas de ponta.
Os prazos para a entrada em vigor desta taxa passam a ser de 1 de Janeiro de 2014 para os camiões “euro V” e 1 de Janeiro de 2018 para os “euro VI”.
Assim, será permitido o aumento de portagens entre os 20 e 30% (três a quatro cêntimos por quilómetro), cabendo esta decisão aos governos nacionais. O texto terá ainda que passar pelo Parlamento Europeu.
O objectivo desta directiva, porém, não é obter mais receitas, mas sim encorajar os operadores de transporte a utilizarem veículos menos poluentes e optarem por itinerários menos congestionados
De acordo com dados de Bruxelas, cerca de 30 mil quilómetros de auto-estrada são actualmente sujeitos a pagamento de portagem. Os valores variam entre os 15 e 25 cêntimos por quilómetro.