UE: Só há 5 países com menor produtividade no trabalho que Portugal



Estónia, Roménia, Letónia, Bulgária e Lituânia. São estes os cinco países que cometem a proeza de serem menos produtivos no trabalho que Portugal, de acordo com o Eurostat. A lista mede o valor acrescentado bruto por trabalhador do sector industrial.

Segundo o relatório, que comparou dados de produtividade dos Estados-membros da União Europeia relativos a 2010, a Irlanda, Holanda e Áustria lideram a produtividade europeia. No ranking, destaque também para a Finlândia, Bélgica, Luxemburgo, Suécia e Alemanha. Estes oito países têm taxas de produtividade acima da média europeia.

Para além dos seis países com pior produtividade, também Eslováquia, Eslovénia, Hungria, República Checa, Polónia e Chipre têm taxas de produtividade abaixo da média europeia.

O relatório diz que Portugal beneficiaria com o reforço dos esforços nas áreas de investigação e inovação, alicerçado por uma política de reforço do empreendedorismo. Serão estas áreas, também, que vão continuar a suportar a transição portuguesa para uma economia sustentável, energeticamente eficiência e de baixo carbono.

Sobre a Irlanda, que lidera o ranking, a UE diz que os seus esforços para mudar o crescimento de um investimento directo estrangeiro baseado no custo do trabalho e construção para sectores e serviços mais inovadores já tinham sido bem sucedidos antes da crise – e acentuou-se em 2010, apesar de todos os problemas pelos quais o País está a passar.

A Irlanda deve continuar a investir na inovação, à medida que capitaliza o seu investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D) e desenvolvimento do sector das tecnologias verdes. Poderá ser esta também a receita para Portugal?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...