Uma dieta saudável à base de plantas está associada a um risco reduzido de doença inflamatória intestinal

Um grande estudo prospetivo publicado na Molecular Nutrition and Food Research revela que uma dieta saudável à base de plantas está associada a um risco reduzido de doença inflamatória intestinal.
Para o estudo, 143 434 indivíduos do Reino Unido comunicaram a sua ingestão alimentar. Durante um acompanhamento médio de 14,5 anos, 1117 participantes desenvolveram doença inflamatória intestinal – 795 casos de colite ulcerosa e 322 casos de doença de Crohn.
Uma dieta saudável à base de plantas foi associada a um risco 8% menor de colite ulcerosa e a um risco 14% menor de doença de Crohn. Uma dieta não saudável à base de plantas foi associada a um risco 15% maior de doença de Crohn, com resultados que sugerem que isto se deveu em parte a uma maior ingestão de óleos vegetais e gorduras animais. As frutas e os legumes foram identificados como fatores de proteção contra a doença inflamatória intestinal.
As análises sanguíneas sugerem que os benefícios observados neste estudo podem ser explicados pelas propriedades anti-inflamatórias dos alimentos de origem vegetal.
“A nossa investigação indica que uma dieta saudável à base de plantas pode proteger contra a doença inflamatória intestinal, sendo que as suas propriedades anti-inflamatórias desempenham um papel fundamental”, diz o autor correspondente Zhe Shen, MD, da Faculdade de Medicina da Universidade de Zhejiang, na China.