União Europeia diz que pesca ilegal é agora mais difícil
A União Europeia está a lançar um novo sistema de controlo das pescas no espaço comunitário, que endurece o cerco à pesca ilegal e reforça os controlos ao longo da cadeia de comercialização.
“A UE passou a dispor de meios para romper com o passado e estabelecer uma verdadeira cultura do cumprimento, que permite acabar com a sobrepesca e tornar as suas pescas verdadeiramente sustentáveis.
O novo sistema garante a rastreabilidade ao longo de toda a cadeia, desde o momento em que o peixe é capturado até ao seu consumo. “As autoridades dos Estados-membros estão em posição de detectar irregularidades em qualquer ponto da cadeia de comercialização e identificar o infractor”, explica a UE.
As inspecções passam a ser feitas da mesma forma em toda a Europa, sendo os dados coligidos objecto de controlos cruzados electrónicos. Assim, o consumidor saberá que o peixe que encontra nos supermercados foi pescado em situações legais.
“Com o sistema de controlo e execução exaustivo que agora dispomos, as regras da UE em mateira de pesca passarão, espero, a ser mais bem cumpridas” – explicou a comissária responsável pelos assuntos marítimos e pescas, Maria Damanaki.
“Por mais que seja a política comum das pescas, se não formos capazes de garantir a aplicação das nossas próprias regras é toda a credibilidade desta política que pomos em perigo”, concluiu a responsável.