Vive no distrito de Évora? Esta pode ser uma boa oportunidade para descartar os resíduos perigosos



No final do ano passado, a GESAMB- Gestão Ambiental de Resíduos disponibilizou ao distrito de Évora um serviço de recolha de resíduos domésticos de proximidade, denominada Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P). Durante o mês de novembro, esta passou por Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz.

Desde o arranque da iniciativa já foram recolhidas cerca de 1 tonelada de lixo considerado tóxico, número que se prevê aumentar agora, há medida que a Unidade Móvel avança para os nove concelhos restantes.

O serviço pretende recolher resíduos domésticos que não podem ser colocados nem nos ecopontos, nem no lixo normal. São eles tintas, cosméticos, telemóveis, lâmpadas, aerossóis, pesticidas ou pilhas, que na sua composição possuem materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que, quando descartados no lixo comum, podem colocar em risco a saúde das populações e do meio ambiente.

Ao longo de 2022, a UER2P vai passar pelos concelhos do Alandroal, Redondo, Vila Viçosa e Borba, Estremoz, Arraiolos, Mora e Mortemor-o-Novo, Vendas Novas e, uma vez mais, Évora, sendo o serviço totalmente gratuito. Em cada local, as estadias são de 5 a 21 dias e terão sempre um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento.

“Esta componente de proximidade, numa região caracterizada pela forte dispersão geográfica, tem dado frutos, gerado respostas positivas dos residentes e ações proativas, em particular das comunidades  escolares e até da franja da população mais idosa. As pessoas já não têm de percorrer quilómetros para descartar este tipo de lixo!”, afirma Gilda Matos, técnica
superior da GESAMB. “Após os primeiros resultados obtidos decorrentes do arranque inaugural da UER2P, até maio, a GESAMB pretende dar continuidade a esta iniciativa e levar a unidade itinerante a novos públicos, continuar a apostar na sensibilização e promoção da importância do desvio deste tipo de resíduos tóxicos do lixo comum”.

  • Alandroal – 1 a 5 de fevereiro;
  • Redondo – 8 a 12 de fevereiro;
  • Vila Viçosa – 15 a 19 de fevereiro;
  • Borba – 22 a 26 de fevereiro;
  • Estremoz – 2 a 5 março / 7 a 10 de março;
  • Arraiolos – 16 a 19 março / 21 de março;
  • Mora – 23 a 26 março / 28 março;
  • Montemor-o-Novo – 30 a 31 março / 1 a 2 abril/ 4 a 8 de abril;
  • Évora – 22 e 23 de abril / 26 a 30 de abril / 2 a 6 de maio;
  • Vendas Novas – 9 a 17 maio.


Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.