Universidade de Aveiro lança campanha de sensibilização para a doação do corpo à ciência



“Doar para Ensinar a Salvar” é o mote da campanha lançada pela Universidade de Aveiro e o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA) para sensibilizar o público sobre a doação do corpo à ciência para ensinar futuros profissionais de saúde.

Num texto publicado no seu portal online da instituição de Ensino Superior, é explicado que “para o estudo e avanço da ciência médica, a observação e intervenção de corpos/cadáveres é de extrema importância”. Recordando que “existe legislação nacional que enquadra o processo da dádiva que, naturalmente, tem de ser feito em vida”, as entidades parceiras dizem que é “um processo simples, mas fundamental para a qualidade do ensino e da investigação”.

A Universidade de Aveiro e o EMHA reconhecem que se trata de um “tema sensível”, pelo que “urge informar a população sobre a sua importância e, sobretudo, sobre a facilidade e dignidade de todo o processo”.

A campanha, lançada no passado dia 5 de setembro, conta com a colaboração das Unidades Locais de Saúde que integram o EMHA (Região de Aveiro, Gaia/Espinho, Entre Douro e Vouga e Matosinhos). Numa primeira fase, será divulgada nas redes sociais das entidades envolvidas na ação de sensibilização, sendo que na segunda etapa, que arrancará na segunda metade deste mês, “vai integrar reportagens na comunicação social regional e nacional”.

“A campanha ‘Doar para Ensinar a Salvar’ tem por base a importância do legado para as gerações vindouras e o altruísmo inerente à doação de um corpo para o ensino a estudantes de medicina e outros profissionais de saúde”, salienta a Universidade de Aveiro, que tem uma página online especialmente dedicada ao seu programa de doação do corpo à Ciência, com toda a informação necessária.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...