Universidade na Finlândia investiga utilização de edifícios como fontes de energia



A Universidade de Vaasa recebeu financiamento da Business Finland para o projeto de investigação e desenvolvimento FlexiPower, que se centra no desenvolvimento e comercialização da solução “Building as a Battery” (BaaB). O projeto visa encontrar soluções que utilizem as infraestruturas existentes nos edifícios como fontes de energia flexíveis, revelou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o objetivo do projeto FlexiPower é desenvolver e comercializar uma solução que permita a resposta dinâmica dos sistemas de aquecimento e arrefecimento dos edifícios às necessidades do sistema de energia. Esta inovação oferece uma solução económica e escalável para equilibrar a rede elétrica sem investimentos iniciais significativos em baterias ou outros projetos de infraestruturas.

A solução BaaB pode gerar receitas significativas para os proprietários de imóveis. A tecnologia também ajuda os proprietários a reduzir a sua pegada de carbono e a promover uma gestão energética responsável e um desenvolvimento sustentável.

O projeto foi muito bem recebido pelos proprietários, principalmente porque não exige grandes investimentos iniciais. O mercado é altamente incerto, o que torna difícil calcular o período de retorno dos investimentos, afirma Edi Sandblom, da Universidade de Vaasa.

A utilização crescente de fontes de energia renováveis exige soluções flexíveis para equilibrar o sistema elétrico. As soluções oferecidas pelo projeto proporcionam uma abordagem inovadora e eficiente a este desafio.

Durante a fase inicial do projeto, o foco será testar e validar a solução em edifícios reais em colaboração com parceiros. O objetivo é explorar a aplicabilidade da solução FlexiPower em vários mercados, tanto na Finlândia como no estrangeiro. O projeto continuará até à primavera de 2026.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...