Uso de ferramentas pelos golfinhos pode custar-lhes a ecolocalização



A utilização de ferramentas é comum no reino animal, mas embora os benefícios da utilização de ferramentas estejam bem documentados, pouco se sabe sobre os custos.

Um grupo de golfinhos na Baía dos Tubarões, ao largo da costa da Austrália Ocidental, utiliza ferramentas de esponja para procurar alimento, mas agora cientistas australianos afirmam que isso pode ser feito à custa da ecolocalização – uma técnica que utilizam para determinar a localização de objetos através do som. Estes golfinhos transportam uma esponja marinha no seu bico para sondar o fundo do mar e procurar peixes camuflados.

No entanto, os investigadores descobriram que a esponja pode interferir com a sua capacidade de ouvir os ecos dos seus cliques de ecolocalização, o que fazem através do maxilar inferior. A sua modelação computorizada mostra que as esponjas interferem com a ecolocalização, explicando potencialmente porque é que a procura de alimentos por parte das esponjas leva tanto tempo a aprender e se propaga exclusivamente de mãe para filho.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...