Valorpneu “irá desempenhar um papel essencial” no próximo quadro legislativo”



A Valorpneu celebrou 20 anos de atividade com o 20º Encontro Valorpneu, que decorreu nos dias 22 e 23 de novembro, no Vidago Palace Hotel, em Chaves.

Durante dois dias, operadores da rede e outros stakeholders do sector puderam partilhar experiências e discutir alguns temas para potenciar o crescimento do Sistema de Gestão de Pneus Usados em Portugal (SGPU). No segundo dia decorreu uma sessão de trabalho que contou com algumas apresentações sobre a Valorpneu, intervenções institucionais e uma mesa redonda intitulada “Valorpneu: Há 20 anos a contribuir para um futuro sustentável”.

Das presenças institucionais fizeram parte a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que elogiaram o trabalho da Valorpneu durante os seus 20 anos de atividade, o seu contributo para a sustentabilidade do SGPU e sublinharam o importante papel que entidade gestora vai assumir no futuro.

“A DGAE e a APA estão este ano a finalizar os trabalhos de revisão do novo quadro legal aplicável aos fluxos de resíduos abrangidos pela responsabilidade alargada do produtor e onde serão definidas as regras para a atribuição de novas licenças a partir de janeiro de 2024″, disse Fernanda Dias, diretora geral da Direção Geral das Atividades Económicas, através de um vídeo, na impossibilidade de estar presencialmente no Encontro. A responsável acrescentou que neste contexto e “tendo em conta que estão a ser definidos os critérios de Ecomodelação, previstos no UNILEX, as entidades gestoras têm de considerar o Ecodesign no modelo de cálculo de valor das prestações financeiras”, “a prestação financeira (Ecovalor) a pagar pelos produtores será maior ou menor consoante demonstrem maiores ou menores preocupações de sustentabilidade ambiental e de economia circular”. Estes critérios serão importantes na nova vaga de licenças, afirmou ainda Fernanda Dias, referindo que os pneus usados terão um papel preponderante e, consequentemente, a Valorpneu enquanto entidade gestora de pneus em Portugal, “irá desempenhar um papel essencial perante este desafiante quadro legislativo que irá entrar em vigor”.

Durante a sessão de abertura, Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da APA, enalteceu o contributo que a Valorpneu deu como entidade gestora dos pneus em fim de vida, bem como o papel fulcral de todos os parceiros envolvidos. A responsável sublinhou ainda que “o atual modelo de desenvolvimento económico não é sustentável e que por isso existem muitos desafios emergentes”.

Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, começou por abordar os factos mais relevantes de 2022, que passam, entre outros, pela Guerra na Ucrânia, pelo agravamento das condições económicas, pela adaptação às alterações legislativas ocorridas em 2021, pela aplicação de novos critérios e normas, pelo reforço da operação no SGPU e pela aposta na prevenção, SC&E e na I&D.

Quanto a números, a responsável pela Valorpneu, referiu que em 2022 vão ser recolhidos cerca de 86.600 toneladas de pneus usados, evitando a produção de 160.000 toneladas de emissões de CO2, o que leva a que mais uma vez a taxa de recolha esteja acima das suas obrigações, chegando aos 114%. As 72.700 toneladas de pneus recolhidos que estão dentro do objetivo da sua licença tiveram como destino a reciclagem (84,9%), a valorização energética (11,6%) e a recauchutagem (2,8%).

No âmbito do 20º Encontro Anual da Rede foi ainda atribuído o Prémio de Centro de Receção de Pneus Usados, que este ano foi entregue a duas entidades, nomeadamente a Metais Jaime Dias, S.A. e a Benta&Benta Lda.

No final do Encontro decorreu ainda uma mesa redonda com a presença de diversas entidades que contribuíram para o desenvolvimento sustentável dos 20 anos desta entidade gestora e que irão certamente contribuir para o futuro quer da Valorpneu, quer do sector em geral.

Este ano a Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves foi a instituição escolhida pela Valorpneu para a redução do impacto ambiental deste 20º Encontro da Rede.

 



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.