Vamos adoptar um sobreiro?



Em Ferraria de São João, uma pequena aldeia de Xisto, no concelho de Penela estão cerca de cem árvores para adopção, as mesmas que há um mês, quando o fogo tentou entrar na aldeia, resistiram às chamas – arderam apenas dois – e protegeram os moradores. A prova viva da enorme importância que estas árvores autóctones podem desempenhar no combate aos incêndios.  

A orla de sobreiros é composta por cerca de 200 árvores, alguns com 200 anos, que necessitam de ser geridas e mantidas, o que implica cortes sanitários, limpezas de vegetação e beneficiação do espaço. Assim, para financiar esta manutenção, bem como a aquisição de mais espécies, a associação de moradores criou esta iniciativa original de as entregar para adopção. A iniciativa começou há quatro anos mas agora é ainda mais importante. Em troca 60 a 80 euros anuais, consoante o tamanho do sobreiro, poderá personalizar o seu sobreiro com 3 símbolos, normalmente as iniciais do adoptante; receber 50% do valor da venda da cortiça do sobreiro e participar na actividade anual dos adoptantes: um piquenique no sobreiral usufruindo da sombra da sua árvore.

Além de saber que o dinheiro arrecadado com esta iniciativa é utilizada na recuperação da aldeia e na preservação e expansão das matas de sobreiros. A adopção tem um período de 9 anos, e neste momento um pouco mais de metade dos sobreiros já foram adoptados.

Quem estiver interessado deve enviar um e-mail para: associacaofsj@gmail.com e combinar os detalhes, ou seguir a página do facebook.

Foto: Aldeias de Xisto

.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...