Vamos poupar o ambiente? 4 inseticidas feitos em casa

Ter uma horta em casa faz bem à saúde e contribui para o seu bem-estar. Ainda assim é normal surgirem alguns desafios, nomeadamente o aparecimento de pequenos insetos que se querem alimentar das plantas. Embora seja necessário respeitar os ecossistemas, existem outras formas de se livrar destas ameaças de forma natural e sem prejudicar o ambiente.

Damos-lhe quatro sugestões de inseticidas que pode fazer em casa, através de vários produtos naturais:

  • Mistura de óleo vegetal com sabão de Castela

1 xícara de óleo vegetal, 1 colher de sopa de sabão neutro (castela) e agite bem. Adicione 2 colheres de chá da mistura a 1 litro de água num recipiente, agite e está pronto a aplicar.

  •  Sabão de Castela

1 ou ½ colher de chá de sabão a 1 litro de água, agite e está pronto a aplicar. É recomendável aplicar apenas durante a noite ou no ínicio da manhã.

  • Óleo de neem

Este é muito conhecido pela sua eficácia e pode ser encontrado até em lojas. O óleo é biodegradável e não é tóxico a outros animais. 2 colheres de chá de óleo de neem, 1 colher de chá de sabão neutro (castela), 1 litro de água, agite e está pronto a aplicar.

  • Mistura de alho, cebola, pimenta e sabão

A fonte desta receita é a Rodale’s Organic Life. 1 cabeça de alho, 1 cebola pequena (esmagar e fazer uma espécie de puré), 1 colher de chá de pimenta caiena/cayenne em pó – deixar 1 hora. Coe a mistura, 1 colher de sopa de sabão neutro, misture e está pronto a aplicar.

Basta pulverizar estas soluções na parte superior das folhas das plantas. O sabão deve estar em estado líquido. Não se esqueça de adaptar o inseticida ao seu jardim e ao que está a plantar.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...