Veados selvagens estão a devorar espécies vegetais raras nas zonas alpinas australianas



De acordo com uma investigação australiana, a dieta dos veados selvagens nas regiões alpinas australianas inclui uma série de plantas nativas raras criticamente ameaçadas de extinção.

A equipa recolheu amostras de excrementos de veados selvagens sambar no Parque Nacional Alpino de Victoria para ter uma melhor noção do que os animais estão a comer e do risco que representam para a biodiversidade.

Detetaram um total de 369 Unidades Taxonómicas Operacionais (OTUs) únicas de plantas a partir de amostras fecais de veado sambar, representando 35 famílias e 80 géneros. Foi observada uma variação “considerável” na dieta em pequenas escalas espaciais, e foram observadas evidências de variação temporal da dieta num dos locais de estudo. Detetaram na Celmisia sericophylla, que está atualmente listada como criticamente ameaçada ao abrigo do Victorian Flora and Fauna Guarantee Act 1988, e Pilosella spp., um táxon altamente invasivo e não-nativo que se estabelece de forma esparsa nos ecossistemas alpinos.

Os investigadores afirmam que os veados têm dietas variadas, mas parecem preferir espécies de plantas com flores herbáceas, incluindo as que têm importância em termos de conservação.

“Os nossos resultados sublinham a necessidade de uma avaliação cuidadosa dos impactos do veado sambar em sítios individuais e a pequenas escalas espaciais. A deteção de espécies de importância para a conservação na dieta indica que a presença do veado sambar deve ser considerada um risco significativo para a biodiversidade em áreas de elevado valor de conservação”, concluem os investigadores.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...