Vem aí um novo protótipo de camião que emite vapor de água (e zero emissões de CO2)



Imagine um camião que emite apenas vapor de água, que produz a sua própria eletricidade a bordo e que beneficia de uma autonomia de 1000 km – e se lhe dissermos que vai ser real? A Volvo Trucks está a criar um novo protótipo de camião elétrico com células de combustível alimentadas por hidrogénio verde, que é abastecido em menos de 15 minutos e que não emite quaisquer emissões de dióxido de carbono (CO2).

“Temos vindo a desenvolver esta tecnologia há alguns anos e sentimo-nos muito satisfeitos por ver os primeiros camiões a circular com sucesso na pista de ensaios. A combinação da energia elétrica proveniente de baterias ou de células de combustível permitirá aos nossos clientes a eliminação total das emissões de CO2 dos gases de escape nos seus camiões, sejam quais forem as tarefas de transporte”, explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Prevê-se que o peso total do camião seja de cerca de 65 toneladas, e que as duas células de combustível sejam capazes de gerar 300 kW de eletricidade. O veículo consegue gerar a sua própria eletricidade a bordo, em vez de ser carregado a partir de uma fonte externa. As células de combustível serão fornecidas pela cellcentric, o empreendimento conjunto entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A cellcentric prevê construir uma das maiores unidades de produção em série europeias de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Embora a tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento, espera-se que as experiências-piloto com clientes comecem dentro de alguns anos, e que a sua comercialização inicie no final desta década.

“Os camiões elétricos com células de combustível alimentadas a hidrogénio serão especialmente adequados para longas distâncias e tarefas pesadas e exigentes em termos energéticos. Podem também ser uma opção em países onde as possibilidades de carregamento das baterias são limitadas”, acrescenta Roger Alm.

A Volvo Trucks disponibiliza já hoje camiões elétricos com baterias e outros movidos a combustíveis renováveis como o biogás, sendo este camião o próximo modelo a integrar o seu portefólio.

 



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