Viagem pelo Clima: Mini COP premiou melhores ideias para tornar O País Mais Verde



A equipa “GirasSol”, composta por alunos do 9º ano da Escola Básica D. Afonso III de Faro sagrou-se vencedora da Mini COP Nacional, iniciativa de ideias para tornar o país mais verde, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, realizada no âmbito da Viagem pelo Clima, a Mini COP assumiu a forma de um concurso entre escolas de seis municípios nacionais para sensibilizar para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, inspirado no processo negocial da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Os alunos do 9º ano de escolaridade das escolas de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Portimão formaram equipas numa primeira fase para apresentar as melhores ideias para tornar o seu município mais sustentável e na segunda fase “Um País mais verde”, num projeto a nível nacional que contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sistematize as medidas a implementar.

Tendo à disposição vários temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a Economia Circular, Água, Energia, Biodiversidade, Mobilidade, Resíduos ou Proteção dos Oceanos responderam ao desafio mais de 400 alunos de 16 escolas, organizados em 80 equipas e que foram responsáveis por um total de 166 ideias.

A equipa “GirasSol”, da Escola Básica D. Afonso III, em Faro, sagrou-se a vencedora da Mini COP nacional, com o projeto “Banhos de Sol”.

O projeto “Banhos de Sol” pretende adquirir termoacumuladores elétricos, que sejam autossuficientes, para todos os pavilhões gimnodesportivos. A energia elétrica por eles usada deverá ser produzida a partir de painéis fotovoltaicos instalados nos respetivos edifícios. A ideia é aproveitar a energia do sol e fazer uma gestão sustentável e eficiente deste recurso natural. Pretende-se também instalar torneiras e chuveiros com redução do caudal da água com uma poupança efetiva no gasto de água.

Foram ainda distinguidas a equipa “Os Cágados”, da Escola Básica Júdice Fialho, em Portimão, com o projeto “Máquina compensadora de plástico”, e a equipa “Ideas4good”, da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão, com o projeto “Eco-Passe”.

Para Luís Costa, partner da Get2C “estes concursos de ideias nas escolas cultivam não apenas a consciência ambiental e social, mas também inspiram a geração mais jovem a tornar-se protagonista na construção de um futuro mais sustentável. Para além do prémio monetário, a Get2C irá apoiar o desenvolvimento de um plano de negócios da ideia vencedora e fazer os melhores esforços para que no futuro venha a ser implementada”

A Mini COP e a Viagem pelo Clima são uma iniciativa do Cooler World – movimento rumo à Neutralidade Carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o apoio do Fundo Ambiental, para mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.

O projeto Viagem pelo Clima conta com o financiamento do Fundo Ambiental e o apoio de diversas entidades.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...