Wave Line Magnet: O sistema que transforma o movimento das ondas em energia elétrica



A Sea Wave Energy Limited (SWEL), empresa de investigação e desenvolvimento, concebeu um sistema que converte as ondas do mar em energia elétrica.

O Wave Line Magnet foi desenvolvido ao longo de 10 anos e é composto por várias plataformas flutuantes, de modo a formar uma estrutura capaz de acompanhar o movimento das ondas e controlar a quantidade de energia extraída.

O design é bastante simples e também deve ser facilmente reparado e mantido. É feito de materiais recicláveis, como plástico reforçado, o que contribui para a sustentabilidade do dispositivo. Uma única plataforma pode gerar 100 MW de energia, de acordo com os testes iniciais.  O equipamento já foi testado em ambientes controlados e águas abertas e, consoante a maré e a força das ondas, a geração de eletricidade pode aumentar.

“[Esta] tecnologia é um conversor robusto e duradouro que pode fornecer energia considerável a um baixo custo, com manutenção mínima e pode ser implementada em qualquer ambiente de ondas”, disse a empresa, citada pelo site “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, a energia não poluente é o futuro do planeta e com a geração da mesma através das ondas, está-se a criar uma alternativa renovável viável para o planeta, que  é maioritariamente oceânica e, segundo a R&D Systems, o modelo actual pode produzir níveis substanciais de energia a baixo custo para competir com fontes não renováveis.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.