WPP junta-se à Nova SBE para impulsionar a empregabilidade de pessoas com deficiência

O protocolo oferece apoio na operacionalização dos primeiros passos para a contratação de pessoas com deficiência, através de formação, por exemplo, a pessoas do departamento de Recursos Humanos de modo a alterar modelos de contratação. 

Redação

O grupo WPP assinou o protocolo “Compromisso com a Inclusão”, do Inclusive Community Forum (ICF) da Nova SBE, com o objetivo de oferecer soluções para melhorar a empregabilidade de pessoas com deficiência, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o protocolo oferece apoio na operacionalização dos primeiros passos para a contratação de pessoas com deficiência, através de formação, por exemplo, a pessoas do departamento de Recursos Humanos de modo a alterar modelos de contratação.

As empresas que assinam o “Compromisso com a Inclusão” declaram o seu interesse em promover a empregabilidade de pessoas com deficiência na empresa que representam, e comprometem-se em fazê-lo, reconhecendo o valor económico e social desta realidade, não apenas para a própria empresa e para os seus colaboradores, mas também para a sociedade. Atualmente, são 83 as empresas que se comprometem a contratar pessoas com deficiência, contribuindo para um mercado de trabalho cada vez mais inclusivo.

“Este compromisso garante que a WPP, grupo líder mundial em marketing e comunicação, se torna numa empresa capaz de empregar pessoas com deficiência e passa a ser reconhecida como uma empresa que conhece os processos necessários, mas também as dificuldades do processo”, refere Francisco Teixeira, Country Manager do Grupo WPP em Portugal.

Ciente da problemática, e da possibilidade de fazer mais, a WPP e a NOVA SBE uniram esforços para lançar a campanha nacional de sensibilização ‘Todos Incluídos’. A iniciativa, que tem como principal objetivo impulsionar a empregabilidade de pessoas com deficiência e mobilizar as empresas para o recrutamento inclusivo, pretende contribuir para a construção de um mercado de trabalho mais diverso, justo e representativo em Portugal.

Esta campanha, que terá a duração de seis meses, pode ser encontrada na televisão, rádio, imprensa, outdoors e redes sociais, apresentando testemunhos reais de pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho e de empresas que promovem ativamente a inclusão. O projeto conta ainda com a plataforma digital ‘Todos Incluídos’, que reúne quase duas dezenas de Parceiros de Recrutamento Inclusivo. Esta plataforma permite que pessoas com deficiência encontrem apoio especializado para as suas carreiras e que as empresas encontrem o talento que procuram, tornando os seus processos de recrutamento mais acessíveis e eficazes.

“É uma honra, agora oficialmente, integrar este compromisso. Orgulha‑nos que a WPP tenha participado tão de perto na campanha ‘Todos Incluídos’, desde a idealização à realização e à divulgação. Sabemos que podemos fazer muito mais do que imaginamos, por isso, juntamo‑nos a este desafio: desmistificar, tornar a informação mais acessível e levar esta mensagem a mais empresas, para que, juntos, promovamos uma integração maior e melhor das pessoas com deficiência no mundo corporativo”, indica Filipa Duarte, Chief People Officer da WPP.

“Esta é uma campanha de sensibilização fundamental para mostrar o valor e a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, explica Mafalda Correia de Sá, Gestora de Projetos do ICF. “Queremos dar a conhecer histórias reais, com os seus sucessos e desafios, e mostrar que o recrutamento inclusivo pode ser, e em muitos casos já é, uma realidade. Queremos chegar às pessoas com deficiência que ainda não estão no circuito do mercado de trabalho e despertar as empresas portuguesas para este tema.”

Apesar da evolução positiva nos últimos anos, dados do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) de 2024 mostram que a taxa de emprego das pessoas com deficiência (65%) ainda é significativamente inferior à das pessoas sem deficiência (79,7%). A campanha “Todos Incluídos” surge como uma resposta direta a este desafio.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.