Este painel solar usa a chuva para criar energia

placas-solares-com-chuva

A energia solar é cada vez mais uma hipótese viável na produção de energias renováveis, com baixo impacto ambiental. Em dias de sol a produção desta energia faz-se sem problemas, mas em dias nublados ou de chuva os níveis de produção caem. Uma investigação agora conhecida poderá mudar esta situação muito em breve.

O sistema criado por um grupo de investigação chinês, usa uma camada de grafeno incorporada na superfície das placas fotovoltaicas para produzir energia através dos raios solares, mas também através das gotas de chuva. Deste modo, sejam quais forem as condições climáticas a energia será sempre produzida.

O segredo está na camada de grafeno, material que possui óptimas características condutoras da electricidade. Aplicado com uma espessura extremamente fina, o grafeno vai possibilitar que uma imensa quantidade de electrões se mova pela superfície da placa.

Mas onde entra a água nesta equação? Quando a água atinge a placa, o grafeno liga os seus electrões com iões positivos, num processo físico conhecido como interacção ácido-base de Lewis. A junção deste material com água torna-se assim uma combinação perfeita, cheia de potencial.

Uma vez que esta tecnologia pode ser usada tanto em dias de luz intensa como chuvosos, o nível de eficácia de conversão de energia ideal ascende os 6,53% sob 1,5 de espessura de radiação, junto a uma tensão de centenas de mV por pingos das chuvas.

Foto: via Creative Commons

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php