100 empresas são responsáveis por 70% das emissões de CO2 a nível global
Se é verdade que todos nós temos de fazer a nossa parte para cuidar do único planeta que temos, também é verdade que os consumidores não são os únicos responsáveis pelas mudanças climáticas.
Com efeito, o Carbon Majors Report mostra como “uma pequena fatia de produtores de combustíveis fosseis pode conter a resposta para mudar de forma sistemática as emissões de dióxido de carbono”, disse Pedro Faria, responsável pela organização sem fins lucrativos CDP que produziu o relatório, em declarações ao The Guardian.
O relatório foi compilado a partir de uma base de dados pública sobre emissões e é um de vários que pretende mostrar o papel das empresas nas mudanças climáticas.
Desde 1988, ano em que foi criado o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) da ONU, mais de metade das emissões de gases com efeito de estufa provêm de apenas 25 empresas ou entidades detidas por um Estado. ExxonMobil, Shell, BP e Chevron estão entre os maiores emissores de CO2.
O relatório também diz que se continuássemos a emitir CO2 ao mesmo nível que encontramos entre 1988 e 2017, a temperatura média global aumentaria 4ºC até ao final do século, um valor catastrófico.
E se é verdade que os investimentos em energia renovável estão a acelerar, também é verdade que o setor energético é apenas responsável por cerca de 25% das emissões de CO2. Segundo Bill Gates, no seu site Gates Notes, é necessário encetar mudanças em todas as indústrias que representam os outros 75% das emissõesde gases com efeito de estufa, como agricultura, fabrico, transportes ou edifícios.