100 mil portugueses têm app do Instituto do Mar e da Atmosfera



Os portugueses utilizam cada vez mais informações sobre condições climatéricas, sendo que mais de 100 mil têm aplicações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nos seus aparelhos móveis.

“Até há poucas semanas tínhamos mais detalhe nas apps do que na página [na internet do IPMA], mas, neste momento, a nossa página tem todo o detalhe temporal que as apps têm”, explicou ao jornal Público Pedro Viterbo, que falava a propósito do Dia Mundial da Meteorologia.

A especificidade dos dados e a actualidade também têm vindo a evoluir, e o acesso tem melhorado, devido às novas tecnologias e ao conhecimento nesta área. Assim, e para qualquer informação, o IPMA tem, até aos primeiros três dias, hora a hora, do ponto de vista de vento, temperatura, precipitação. Par os dados da agitação marítima, nos dois primeiros, dias a periodicidade é a mesma: hora a hora.

Em alguns sectores, como a agricultura, a aviação ou a saúde, a informação meteorológica é decisiva para o planeamento da actividade e o IPMA tem tido essa tarefa ao longo dos anos.

E se a primeira app do IPMA tem um cariz genérico, no futuro a intenção é apostar em aplicações específicas para os sectores, como o da agricultura ou saúde.

Um exemplo: “Neste momento, os médicos já têm um canal próprio para a gestão dos próximos dias. Uma situação de frio significa mais consultas nas unidades de saúde primárias”, salientou Pedro Viterbo.

Para obter a informação genérica, o IPMA tem, pelo menos, uma estação de monitorização por concelho, mas, principalmente no litoral, podem ser mais e as praias são alvo de observações específicas.

Foto: Mike McCune / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...