13 conselhos para evitar intoxicações alimentares no Verão
A maioria dos problemas alimentares ocorre no Verão, devido às elevadas temperaturas. Estas oferecem as condições ideais para o desenvolvimento de grande parte dos microrganismos causadores de doenças.
No ano passado, em Portugal cerca de 10% dos doentes com intoxicações tiveram de ser hospitalizados, com grande parte das contaminações a ocorrer em cantinas ou em casas particulares, revela um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e publicado pelo agregador O Meu Bem Estar. O estudo conclui que um mau tratamento térmico e uma incorrecta conservação estiveram na origem da maioria dos casos.
Crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com problemas no sistema imunitário são mais propensas a sofrer intoxicações alimentares. Para afastar as bactérias das nossas vidas, o Centro Médico Cirúrgico de Doenças Digestivas (CMED, na sigla em espanhol) e a Agência Espanhola de Segurança Alimentar (AESAN) partilharam algumas dicas simples e fáceis, segundo o Huffington Post.
1.Lavar as mãos
Lave adequadamente as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento ou cozinhar. As mãos possuem uma série de germes e bactérias.
2.Limpar os utensílios e a bancada da cozinha
Lave todas as superfícies de trabalho antes, durante depois de usá-los, especialmente quando mexe em alimentos crus.
3.Guardar a comida no frigorífico sempre a menos de 30 graus
Quer esteja cozinhada ou não, a comida deve ser armazenada no frigorífico. Se colocar comida dentro de recipientes abertos, não a deixe no frigorífico mais de dois dias.
4.Alimentos crus não devem estar em contacto com alimentos cozinhados
Um alimento confeccionado pode ficar contaminado quando está em contacto com alimentos crus ou objectos que anteriormente tenham estado em contacto com alimentos crus (facas, tábuas de corte, superfícies). O pano de cozinha pode ser um excelente veículo de contaminação. Opte por utilizar papel de cozinha.
5.Não descongelar a comida à temperatura ambiente
Deve descongelar a comida no micro-ondas ou na última prateleira do frigorífico, mas nunca na bancada de cozinha.
6.Proibido voltar a congelar alimentos que foram descongelados
Se quer voltar a armazenar um alimento já descongelado no congelador, deve cozinhá-lo antes.
7.Lavar as frutas e verduras
Lave os alimentos que consome crus em água corrente potável. Se tiver dúvidas sobre a conservação, não coma.
8.Cozinhar bem a carne
O Verão é a pior época para consumir carnes mal passadas. No geral, todos os alimentos podem estar contaminados por micro-organismos, que podem ser destruídos pelo calor. Deve submeter este tipo de alimento a uma temperatura que ronde os 70 graus.
9.Congelar o peixe e marisco, se for consumido cru ou mal cozinhado
Congele este tipo de alimentos a menos de 180 graus para evitar a contaminação por Anisakis – parasita comum em peixes e mamíferos.
10.Lavar os ovos antes de cozinhá-los
Assegure-se que nada cai na gema ou clara. Se a casca estiver partida, não consumir o produto. E nos restaurantes e outros estabelecimentos devem ser utilizados ovos submetidos a um processo de pasteurização na preparação de maionese, molhos ou cremes.
11.Aquecer apenas a comida que for consumir
Assim não terá de deixar arrefecer a comida que sobrar antes de colocá-la no frigorífico, o que evitará a proliferação de bactérias.
12.Cuidado com rulotes de comida
É importante ter cuidado com o que compra nas rulotes ou barracas de comida. Deve consumir alimentos que tenham sido manipulados, segundo os mínimos requisitos de higiene exigidos e que sejam provenientes de estabelecimentos autorizados.
13.Afastar as dúvidas
E em caso de dúvida … nunca consumir o alimento.
Foto: Justin Taylor / Creative Commons