14 cidades norte-americanas que podem desaparecer com o aquecimento global
Todos os dias se fazem cenários dantescos relacionados com as alterações climáticas, aquecimento global e aumento do nível do mar. Nos Estados Unidos, muitas destas projecções estão relacionadas com o efeito do aumento do nível do mar nas cidades costeiras, por isso o Huffington Post escreveu um artigo sobre catorze metrópoles que poderão estar em perigo.
Veja quais são e porquê.
1.Miami
Há muito que se sabe que a Flórida do Sul corre um grande risco, com o mar ali bem perto. Jeff Goodell, um autor norte-americano, é dos que pensam que não valerá a pena a construção de fortalezas costeiras, paredes marítimas ou edifícios elevados. Tudo será em vão sem uma estratégia global de actuação.
2.Fort Lauderdale
Localizada a menos de 45 quilómetros do norte de Miami, Fort Lauderdale sofre do mesmo problema. Segundo os cientistas, o aumento do nível do mar a longo prazo poderá encurralar a cidade em 2060.
3.Boston
A histórica cidade norte-americana é outra das que sofrerá com as alterações climáticas. Se o furacão Sandy a tivesse atingido no ano passado, cerca de 6,6% da metrópole teria ficado inundada.
4.Nova Iorque
Outro clássico dos apologistas do cenário mais negro, Nova Iorque corre sérios riscos de ficar um dia debaixo de água. Os mais cépticos tiveram, com o furacão Sandy, a prova de que não estamos a falar em suposições imaginárias. A ameaça é bem real.
5.Atlantic City
Algumas das fotos mais chocantes do furacão Sandy vieram da marginal de Atlantic City. Havia devastação por todo o lado.
6.Honolulu
O aumento do nível do mar tem consequências diferentes em várias partes do globo, mas no Havai estas serão dilacerantes. Segundo um estudo lançado em Fevereiro, esta ilha norte-americana será bastante atingida pelo aumento do nível do mar. Com um aumento de apenas 2,5 centímetros, a praia pode avançar 30 metros. Com um aumento de 10 centímetros, parte de Honolulu desaparecerá.
7.Nova Orleães
Segundo a The Lens, um site sem fins lucrativos da Louisiana, este estado pode sofrer as piores consequências globais do aumento do nível dos mares. Com Nova Orleães tão perto deste, partes da cidade poderão desaparecer rapidamente – assim como sua cultura secular.
8.Sacramento
Não é uma cidade costeira, mas também está vulnerável ao aumento do nível do mar, de acordo com o Sacramento Bee. Com dois ou três centímetros de aumento, vários dos seus bairros podem ficar inundados.
9.San Diego
Outra cidade californiana, San Diego poderá sentir na pele o crescimento de 45 centímetros a 1,2 metros do mar. Impressionante.
10.Los Angeles
Outro dos clássicos das alterações climáticas, a cidade dos anjos poderá ficar sem Long Beach, Venice e Santa Mónica.
11.Charleston
Outra cidade costeira, Charleston tem previsões muito similares às feitas para Miami. Segundo especialistas, até os melhores cenários podem acabar com a linha costeira da cidade, com as suas mansões e praias.
12.Virginia Beach
Segundo a agência governamental norte-americana, Virginia Beach é a segunda área norte-americana mais ameaçada pelo aumento do nível do mar, depois de Nova Orleães.
13.Seattle
James Rufo Hill, um climatologista da Seattle Public Utilities, diz que Seattle poderá vir a ter problemas lá para 2050. Alguns bairros podem ficar semi-inundados dentro de algumas décadas, como Georgetown, South Park, Harbor Island, Interbay ou Golden Gardens.
14.Savannah
Com vários quilómetros de pântanos, Savannah não está nas melhores condições para receber o aumento do nível dos mares.
Foto: Sob licença Creative Commons