15 dicas para reduzir o consumo de água
Infelizmente, as guerras que têm como pano de fundo divergências ao nível da religião ou território ainda não são coisa do passado, mas o futuro poderá reservar-nos outros motivos para começar uma luta entre povos: a água potável, por exemplo.
As alterações climáticas e o gasto incompreensível deste recurso está a levar Governos e várias entidades públicas e privadas a alertar consumidores e empresas para a necessidade de poupar água. O site brasileiro Casa.com.br – aqui citado pelo Planeta Sustentável – preparou 15 dicas para reduzir o consumo de água e, assim, ajudar o ambiente e a nossa carteira ao fim do mês. Conheça-as aqui.
1. Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água para lavar o quintal ou a calçada.
2. No supermercado, faça escolhas conscientes e opte por produtos que utilizam menos água no processo de fabrico.
3.Tome banhos rápidos e, ao ensaboar-se, feche a torneira.
4.Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água.
5.Accione a válvula da descarga somente quando necessário e evite lançar objectos como papel e pontas de cigarro para dentro da sanita porque, além provocarem entupimentos, necessitam de mais água para escoar.
6.Para economizar ainda mais, uma boa dica é optar por produtos que não utilizam água na limpeza em casa. Nos vidros, por exemplo, utilize um produto de limpeza específico.
7.Para limpeza das bancadas, use também algum produto que não precise ser dissolvido em água.
8.Uma das práticas mais comuns para a limpeza do chão é usar a mangueira. Para evitar que ela fique aberta desperdiçando água, utilize cloro no formado gel.
9.Para quem tem lava-louças, utilize-o com capacidade máxima, isso faz com que se use seis vezes menos água. Desta forma, a economia pode chegar até aos 97 litros por lavagem. Por exemplo, lavar a louça à mão, com a torneira aberta por 15 minutos, consome 117 litros de água. Enquanto isso, usando a máquina, o consumo é de apenas 20 litros.
10. Nas máquinas de lavar loiça, consegue-se utilizar a quantidade correcta de água, pois elas possuem dosadores que evitam o desperdício.
11.Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada antes de enxaguar.
12.Para o fogão, o ideal é que se use um produto de limpeza cremoso. Desta forma, não é necessário usar água para a limpeza eficiente. Utilize algumas gotas num pano húmido, passe em toda a superfície e, de seguida, passe um pano húmido sem o produto.
13. Para a limpeza do quintal, troque a mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de lavar roupa para esta área.
14.Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por o fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.
15.Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.
Foto: williami5 / Creative Commons