Melhorar a previsão do tempo e dos eventos climáticos pode salvar 23 mil pessoas por ano



A Aliança para o Desenvolvimento Hidrometeorológico acaba de divulgar o primeiro relatório onde são avaliadas as falhas dos serviços hidrometeorológicos. Esta Aliança integra um conjunto de instituições internacionais de desenvolvimento, caráter humanitário e climático, – como a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) – que têm como objetivo melhorar as competências destes serviços até 2030.

De acordo com o Hydromet Gap Report, melhorar a previsão do tempo e os sistemas de alerta precoce de eventos climáticos  é muito importante em vários aspetos: pode ajudar a salvar 23 mil vidas por ano, trás benefícios com um custo 10 vezes superior ao do seu gasto, otimiza a produção, e permite criar estratégias a longo prazo para combater as alterações climáticas.

Como referem os autores, a última década é a mais quente registada e a temperatura global é 1.2ºC mais quente do que os níveis pré-industriais. Os países em desenvolvimento e as regiões insulares são as que mais sofrem com os eventos climáticos extremos, sendo por isso crucial encontrar formas de mitigar os seus impactos mas também de ajudar as populações a adaptar-se.

Prevê-se que em 2030, os impactos provocados pelas alterações climáticas possam colocar 132 milhões de pessoas na pobreza.

A Aliança tem, de momento, três prioridades:

  • Desenvolver uma ferramenta para comparar e avaliar as falhas dos serviços hidrometeorológicos dos países – o Country Hydromet Diagnostics (CHD);
  • Criar um mecanismo inovador financeiro que apoia os países com maiores falhas na capacidade de observação meteorológica e climática – o Systematic Observations Financing Facility (SOFF);
  • Produzir regularmente um Hydromet Gap Report (relatório) para acompanhar o progresso até 2030.

Inger Andersen, diretora executiva do UNEP, afirma: “É fundamental que fortaleçamos a resiliência local e global e a capacidade de preparação e adaptação. Grande parte desse sucesso dependerá da nossa capacidade de prever e proteger. Por isso, melhores previsões meteorológicas, avisos precoces e informações sobre o clima são essenciais.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...