Vem aí uma limpeza de praia na cidade do Porto (e você pode participar)

No próximo dia 18 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Limpeza Costeira (World Cleanup Day), um dos maiores movimentos cívicos da atualidade que une 180 países por um planeta mais limpo e sustentável. Esta é também a missão do projeto europeu MAELSTROM – MArinE Litter SusTainable RemOval and Management, que nesta data promove várias limpezas de praias europeias, sendo que em Portugal se irá realizar na Praia do Castelo do Queijo, no Porto.

O evento é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto e o CIMA Research Foundation de Itália, ambos parceiros do projeto, e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Sea Life Porto, da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, do Clube de Vela Atlântico, das Águas e Energia do Porto, da The Great Bubble Barrier e da UNIFARDAS.

Os ecossistemas marinhos estão sobre uma intensa pressão e nesse contexto, o lixo marinho representa uma importante ameaça à saúde ambiental e humana, sendo que todos anos, pelo menos 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos nossos oceanos. Cerca de 80% de todos os detritos marinhos são plásticos, incluindo os microplásticos que podem entrar nas cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos. É por isso urgente promover a consciencialização, a adoção de boas práticas, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis.

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o projeto MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais que ao longo dos próximos quatro anos terá como objetivo investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, recolha e reciclagem de lixo marinho, inserindo-o novamente na cadeia de mercado sob a forma de polímeros e outros materiais regenerados. Paralelamente, o projeto propõe-se a criar vários momentos de sensibilização sobre o tema através do direto envolvimento dos cidadãos – sendo exemplo disso esta ação de limpeza.

A limpeza na Praia do Castelo do Queijo arrancará às 9 horas com a receção dos participantes, à qual se seguirá uma introdução ao paradigma do lixo marinho e do projeto MAELSTROM. De seguida, terá início a limpeza da praia e pelas 11:45 horas, dar-se-á início às intervenções das entidades convidadas, que irão apresentar uma tecnologia para a remoção do lixo marinho a ser implementada em Portugal, desenvolvida pela The Great Bubble Barrier.

Para encerrar o evento, será desenvolvida uma atividade didática para os mais pequenos sobre os efeitos do lixo marinho e dos microplásticos. Está ainda prevista a colocação de uma baleia de dimensões reais feita de polietileno reciclado, como elemento de sensibilização, realizada pelos investigadores da CIMA Research Foundation com o apoio do consórcio Ecopolietilene de Itália.

Para participar, deve inscrever-se obrigatoriamente no formulário. Consulte o programa completo no site.

 

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.