7ª Edição do Apps for Good já elegeu os vencedores
A grande final da competição nacional Apps for Good decorreu ontem, dia 29 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, com a presença de 22 equipas de alunos e professores finalistas. O Programa educativo desafia os jovens a utilizar a tecnologia para resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade, estando alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Nesta 7ª Edição foram atribuídos um total de 11 prémios, distribuídos pelas categorias “Linha do Básico”, “Linha do Secundário”, “Prémio Tecnológico”, “Prémio do Público”, “Future Up”, “Cooler Planet” e “Jovem Aluna.PT”
A ‘RestaurArte’ foi a aplicação vencedora do 1º Prémio da Linha do Secundário, uma app criada pelos alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira, que permite facilitar a comunicação entre os profissionais do restauro de móveis e os clientes. Nos segundo e terceiro lugares do ficaram, respetivamente, a ‘UniAccess’, da Escola Secundária da Quinta do Marquês, que pretende ajudar os estudantes do ensino secundário a escolher o curso e a universidade, e a ‘SafeShop’, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, que pretende ajudar as pessoas a saberem se um espaço comercial está lotado ou se podem dirigir-se para fazer as suas compras.
Na Linha do Básico, o 1º prémio foi entregue à aplicação ‘MyOwn’ da Escola Secundária Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão, uma app que permite identificar com rapidez e fiabilidade o dono das peças de roupa e os objetos perdidos. Em segundo lugar ficou a ‘Eco Benefit’ da Escola Básica Irmão Passos em Matosinhos, uma app que tem por objetivo promover a reciclagem e reduzir o impacto da poluição, e em terceiro lugar, a ‘4Planet’ da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que desafia os utilizadores a reduzir a sua pegada ecológica através de novos comportamentos.
Relativamente às restantes categorias, o Prémio Tecnológico foi entregue à aplicação ‘AquaSaver’ da Escola Secundária da Maia; o Prémio do Público foi para a ‘UpCM’ do Colégio Militar; o Prémio Future Up foi atribuído à aplicação ‘Green Tasks’ da Escola Básica N.º1 de Saboia; o Prémio Cooler Planet foi entregue à ‘Movel4You’ da Escola Secundária de Paços de Ferreira; e o Prémio Jovem Aluna.PT foi atribuído à aluna Evina Pimenta, do Colégio Senhor dos Milagres, que desenvolveu a aplicação ‘11 Fontes’.
Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende incentivar os jovens entre os 10 e 18 anos e os professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.