Dia Mundial do Vegetarianismo: 45% dos portugueses está disposto a ter uma dieta vegetal
Comemora-se hoje o Dia Mundial do Vegetarianismo, dia fundado em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, que tem como intuito desmistificar o conceito da alimentação vegetariana, anunciar as suas vantagens e sensibilizar para o impacto do consumo da carne.
Ser vegetariano é adotar uma alimentação de origem vegetal, que exclui a carne e o peixe, podendo ou não incluir derivados de origem animal como os ovos, o leite e o queijo. Como explica a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), existem ainda quatro vertentes do vegetarianismo: ovo-lacto-vegetariano, que come ovos e lacticínios, lacto-vegetariano, que consome lacticínios, ovo-vegetariano, que consome ovos, e vegano, que não consome alimentos derivados de origem animal.
De acordo com o “Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal” do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 45% dos portugueses está disposto a adotar uma alimentação de base vegetal e 51% está disposto a reduzir o consumo de carne. Na Europa, o número de vegetarianos tem vindo a crescer, como refere a União Vegetariana Europa. Um estudo revela que 44,9% dos europeus está disposto a mudar os seus hábitos alimentares para incluir mais alimentos de origem vegetal e que 40% afirma ter interrompido ou reduzido o consumo de carne vermelha.
Através de uma análise, a Meatless Farm, marca de produtos alimentares sustentáveis e veganos, concluiu que a maior parte dos consumidores temem doenças como excesso de peso, diabetes, ataques cardíacos, colesterol alto e tensão arterial alta, razão pela qual muitos optam por mudar o seu estilo de alimentação. Vários estudos desenvolvidos pela comunidade científica têm vindo a comprovar que, de facto, uma dieta de origem vegetal reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e de alguns tipos de cancro.
Se simpatiza ou tem curiosidade sobre a culinária vegetariana e/ou vegana, pode visitar até 3 de outubro o festival “Veggie Vibes” no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. Para outro tipo de questões, pode informar-se no site da AVP.