Viseu Trail Running regressa este ano como uma prova mais sustentável
A 17 de outubro regressa a Viseu o maior evento de Trail do Distrito: o Viseu Trail Running (VTR). A prova, que une a paixão pela corrida ao contacto com a natureza, adotou este ano uma vertente mais sustentável e amiga do ambiente, que expõe através do selo “Plástico Zero – Papel Zero – Fruta KM Zero”.
Na prática, o material de logística, a divulgação ou distribuição aos atletas será reduzido, reciclável ou reutilizável. A organização vai adquirir fruta da época em produtores locais, para distribuir pelos atletas. O dorsal de corrida que identifica os atletas é feito em papel reciclável e plantável. No final da prova, os atletas poderão plantá-lo num vaso ou jardim e fazer nascer uma planta.
Este ano, a prova tem também como Embaixador Ricardo Campos, Presidente do Fórum de Energia e Clima, e membro da organização do “The Climate Reality Project”.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, “a vertente da sustentabilidade ambiental é o que distingue esta prova. Somos Cidade-Jardim e trabalhamos todos os dias para que Viseu seja um território sustentável e de excelência”.
A localização dos percursos da prova e a sua extensão também merece destaque. Em 2021, os atletas do VTR vão percorrer o terreno de Calde e Côta – duas Freguesias rurais, repletas de natureza, e têm à disposição três distâncias de competição. Os atletas podem participar no Trail Curto, com uma extensão de 15 quilómetros, no Trail Longo, que possui 28 quilómetros, ou no Ultra Trail Médio, de 45 quilómetros.
O Trail Longo e o Ultra Trail Médio integram o Campeonato Nacional da Associação de Trail Running Portugal, o que significa que os resultados obtidos nestas distâncias farão concorrência a atletas de outras provas do país.
“Tudo faremos – organização, parceiros, patrocinadores e voluntários – para que os participantes se sintam bem, em plena simbiose com a natureza desta extraordinária região. Que possam usufruir de uma experiencia positiva e única, mas que queremos que seja segura. Temos a certeza que a memória desta experiência vos fará voltar para nós”, afirma o Presidente dos Viriathvs Runners Viseu, Paulo Fernandes.
Os interessados podem inscrever-se no site da prova, tendo a mesma um custo entre 15 a 20 euros, dependendo da distância que pretendam percorrer. A inscrição inclui o dorsal de corrida, um kit de ofertas sustentável e uma medalha de participação. Até ao momento o VTR já conta com cerca de 600 participantes.