Miguel Blanco constrói prancha de surf adereçada com máscaras descartáveis
O surfista Miguel Blanco, conhecido por ser um “surfista ecológico”, construiu uma prancha de surf e decorou-a com máscaras descartáveis coloridas. O desafio foi lançado pela MEO, que através desta iniciativa quis alertar para o desperdício gerado pela Covid-19.
“Não pude deixar de me juntar a esta iniciativa e fazer algo de novo para mim como “shapear” uma prancha de raíz e, ao juntar máscaras Covid-19, passar a mensagem tão forte que devemos proteger os Oceanos”, afirma o surfista e ambientalista.
Em 2020, mais de 1,56 mil milhões de máscaras descartáveis chegaram aos oceanos, danificando os ecossistemas marinhos e pondo em risco a sobrevivência das espécies. Desde a origem da pandemia que se tem alertado para as consequências deste material de proteção, sendo por isso tão importante garantir que o mesmo é depositado nos contentores do lixo, seguindo o rumo certo.
“Fiz uma forma de um peixe no fundo da prancha, laminado com as máscaras descartáveis para retratar a fase em que se começam a degradar, transformando-se em microplástico que acaba por ser consumido pelos peixes e a restante biodiversidade marinha, afetando assim toda a cadeia alimentar”, explica Miguel Blanco. “No final do projeto tivemos a oportunidade de surfar com as pranchas durante as fases finais do MEO Ericeira Pro em Ribeira d’Ilhas numa expression session proporcionada pela MEO e pelo Turismo de Portugal. Deveria haver mais iniciativas destas”, remata.