Estas são as três empresas portuguesas distinguidas pelo Índice DJSI
O S&P publicou recentemente o “The Sustainability Yearbook 2021”, um relatório anual de sustentabilidade corporativa onde distingue as empresas de acordo com os critérios do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI). Este ano, entre as mais de 7 mil empresas valiadas em 61 setores de atividade, destacam-se três empresas portuguesas – A EDP – Energias de Portugal, a Galp Energia e o BCP – Banco Comercial Português.
De acordo com o documento, a EDP distingue-se como a utilite elétrica mais sustentável do mundo, com uma classificação final de 91 pontos, a melhor avaliação de sempre desde que integra o índice. “Este reconhecimento realça o compromisso da EDP com as boas práticas de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões e o impacto positivo que geram, não apenas na sua operação, mas em diferentes áreas da economia e da sociedade”, relata a empresa.
Quanto à Galp, destacou-se na categoria “Oil & Gas Upstream & Integrated” como a mais sustentável do mundo. É a primeira vez que a empresa consegue esta distinção ao longo dos 10 anos em que tem estado presente no DJSI. Para o CEO da empresa, Andy Brown, esta distinção “evidencia a estratégia da Galp em descarbonizar progressivamente o seu portfólio e operações. Na Galp, temos vindo a apostar tanto na melhoria da sustentabilidade das nossas operações como no investimento em novas fontes de energia limpas”.
Já o BCP, regressou este ano ao “Sustainability Yearbook Members”, fazendo parte do grupo das 630 empresas mais sustentáveis. Segundo o banco, trata-se de “uma prova renovada dos resultados que alcançámos na implementação da nossa estratégia de sustentabilidade, das políticas que a promovem e das iniciativas específicas definidas no nosso Plano Director de Sustentabilidade”.