Cepsa e Redexis vão instalar painéis solares em todos os postos de abastecimento de Portugal e Espanha
A Redexis e a Cepsa estão a criar a primeira rede global de postos de abastecimento geradores de energia renovável da Europa. A parceria entre as duas empresas irá resultar na instalação de 40 mil painéis solares em toda a rede de postos Cepsa em Portugal e Espanha, até 2023.
O projeto prevê a instalação de painéis fotovoltaicos de alta tecnologia com uma capacidade de produção de mais de 32.800 MWh por ano, o equivalente ao consumo anual de energia de 11 mil habitações. Assim, serão evitadas anualmente 11.500 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2).
Os painéis servirão para abastecer os postos da Cepsa durante o dia, e o excedente será canalizado para a rede de distribuição, otimizando assim a eficiência energética global das instalações e permitindo o consumo de eletricidade 100% renovável. Esta medida vai permitir contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 7 “Energias Renováveis e Acessíveis” e número 13 “Ação Climática”.
Pierre-Yves Sachet, director comercial da Cepsa, destacou na cerimónia de assinatura do acordo que “O objetivo da Cepsa é acelerar a transição energética, tanto nas nossas operações como nas soluções energéticas que oferecemos aos nossos clientes. O facto da nossa rede de postos de abastecimento se converter na primeira rede completa na Europa a gerar energia renovável é um grande passo nessa direção e um sinal claro para os nossos clientes de que a nossa transição está em curso.”
Por sua vez, Cristina Ávila, CEO da Redexis, empresa de infraestrutura energética, afirmou: “Na Redexis temos o prazer de assinar este acordo com a Cepsa porque nos permite dar um salto muito significativo na nossa atividade solar fotovoltaica. Esta aliança estratégica com a Cepsa ajuda-nos a reforçar o nosso compromisso com as energias renováveis e a transição energética, reduzindo as emissões e promovendo uma atividade limpa e sustentável”.