Mercado de Natal EDP & Pinheiro Bombeiro promoveu a sustentabilidade e solidariedade
No passado dia 19 de dezembro, chegou ao fim a primeira edição do Mercado de Natal EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro. O evento contou com a presença de mais de 18 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de se inspirar para ter um Natal mais amigo do ambiente e mais solidário.
A iniciativa teve como objetivo promover alternativas sustentáveis para as compras de natal dos portugueses, desde os produtos biológicos às roupas e bens em segunda mão. Com a ajuda de 13 parceiros do Planeta Zero, foi possível abordar temas como a economia circular e a a redução do desperdício.
Realizaram-se 45 workshops de práticas sustentáveis, com dicas e soluções para um Natal com menos impacto no ambiente, onde os participantes puderam aprender como fazer a própria horta, como produzir o seu próprio sabão e como embrulhar presentes de forma sustentável. Foram ainda entregues mais de 500 lâmpadas sustentáveis, no intuito de promover a eficiência energética.
Os visitantes foram também desafiados a entregar ao Pai Natal brinquedos que já não utilizassem, para poderem ter uma nova vida com outra família, sem serem desperdiçados. Depois da troca de centenas de brinquedos durante o mercado, os mais de 200 brinquedos que sobraram vão agora ser doados a quatro IPSS de várias zonas do país, a Ajuda de mãe, a Associação Sol, a Fundação Bonfim e a Cerci Braga. No âmbito da Campanha do Pai Natal Solidário promovida pelos CTT, foram enviadas mais de mil cartas ao Pai Natal.
Destaca-se ainda o facto de esta ter sido a melhor edição até ao momento da campanha Pinheiro Bombeiro, com o maior número de pinheiros alugados – que irão reverter, em parte, para a compra de material profissional para apoiar os Bombeiros Voluntários portugueses.
Por fim, a realização deste mercado contribuiu para que mais 28 mil clientes da EDP Comercial aderissem ao Planeta Zero, o programa de sustentabilidade com dicas e desafios que promovem a alteração de hábitos por escolhas mais saudáveis e sustentáveis.