DGRM abre candidaturas para apoiar transição verde no setor da Pesca
A partir de hoje, e até ao dia 15 de fevereiro de 2022, estão abertas as candidaturas para a transição verde e digital e a segurança no setor da Pesca, no âmbito do do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na Componente 10 – Mar. Com um investimento de 12,6 milhões de euros, o concurso irá selecionar 40 candidaturas – 15 para as embarações de pesca e 25 para as restantes – com vista à celebração de contratos de financiamento que irão apoiar os respetivos projetos.
Este apoio tem como finalidade promover a inovação, a modernização dos processos, a redução da pegada de carbono e a economia circular das empresas e organizações da fileira do pescado, que inclui a pesca, a aquicultura, a transformação, a comercialização e os portos de pesca. São beneficiários as Pequenas e Médias Empresas do setor da Pesca e da Aquicultura.
Como explica a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), pretende-se também a “alteração de comportamentos no sentido da obtenção de resultados de uma forma mais eficiente e ambientalmente mais sustentável, contribuindo para assegurar a redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte das atividades da economia do mar até 2030, visando os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”.
Para se candidatar ao aviso, deve inscrever-se no Balcão de Candidaturas do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).