Sabe quanto lhe vai custar utilizar o aquecedor até ao final do inverno?
Com o frio que se faz sentir lá fora, a primeira coisa que apetece fazer ao chegar a casa é ligar o aquecedor e de preferência na temperatura máxima para que o ambiente fique quente mais rapidamente, certo? No entanto, por mais que essa ideia pareça aliciante, este hábito pode estar a encarecer bastante as suas faturas ao final do mês. Quer saber de que forma?
Para o ajudar a ter uma perceção do impacto que a utilização do aquecedor representa nas suas despesas, a Selectra- especialista na comparação de tarifas de energia- fez uma estimativa de qual o preço mensal e quanto vai ter de desembolsar até que as temperaturas mais amenas regressem.
Quanto vou pagar a mais por mês?
Imagine que desde o início do mês de Novembro tem ligado o aquecimento em casa cerca de 4h diárias. Consegue imaginar quanto é que isso vai aumentar a sua fatura? Para fazer estes cálculos, a comparadora considerou uma habitação com uma potência contratada de 6.9kVA (típica para uma família de 4 pessoas) e os watts (W) médios dos seguintes aparelhos:
Em primeiro lugar, deve ter em conta que os preços variam de acordo com a tarifa que tem contratada e com a potência de cada aparelho elétrico. Ainda assim, quanto mais alta for a potência do aparelho (W) e a temperatura, mais terá de pagar pela sua utilização.
De acordo com o cenário apresentado, a opção menos económica é o aquecedor a óleo, independentemente da tarifa horária. Por outro lado, a alternativa que se considera mais rentável é o emissor elétrico, isto porque tende a consumir menos energia cada vez que é utilizado.
E quanto vou ter de desembolsar até ao final do inverno?
Se durante estes cinco meses tiver por hábito utilizar o aquecedor em média 4h diárias, estes são os valores que pode esperar ter pago ao final do inverno.