Quase 200 organizações portuguesas já se juntaram ao Pacto Climático Europeu
Contribuir para um Planeta mais sustentável é um dever de todos. Uma das maneiras de fazer a sua parte, pode ser, ao aderir ao Pacto Climático Europeu, da Comissão Europeia. Este compromisso conjunto permite contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e, consequentemente, para a neutralidade carbónica até 2050.
Em Portugal, 176 organizações já se juntaram ao Pacto Climático Europeu e preveem alterar os seus comportamentos e atingir novas metas em prol da sustentabilidade. A cidade de Lisboa e a cidade do Porto são parte desta nova parceria, comprometendo-se a reduzir as emissões de gases de estufa, estimar e identificar possíveis condicionantes à transição ecológica e restruturar o planeamento urbano de forma a incorporar fontes de energia eficientes e sustentáveis. Municípios como o de Braga, da Figueira da Foz, de Guimarães e de Mafra, também decidiram aderir à iniciativa.
No setor privado, também se juntaram várias empresas. A EDP comprometeu-se a investir na redução de emissões e no controlo da poluição da água, em apresentar maior transparência na informação sobre o impacto ambiental das suas operações e em promover a educação dos seus colaboradores face à poluição da água. A NOS apostou na redução das emissões, na utilização de energias verdes e na transparência da informação.
Desde o lançamento deste compromisso, em parceria com a Count Us In, já mais de 24 mil pessoas se comprometeram a fazer a diferença. Em Portugal, já 448 pessoas demonstraram o seu apoio, e mais de 18 mil promessas foram feitas. Estas mudanças já permitiram ao país poupar 71.282 kg de CO2e.