21 quilos de marfim apreendidos em Angola em apenas três meses



21 quilos de marfim, qualquer coisa como 74.048 dólares (60 mil euros) foram apreendidos pelas autoridades angolanas em apenas três meses. Entre Agosto e Outubro de 2017, elevadas quantidades de marfim trabalhado e não trabalhado foram encontradas junto de comerciantes angolanos e chineses.

A apreensão do material por parte das autoridades angolanas, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) deu origem a uma investigação criminal, com dois cidadãos chineses e um angolano acusados de associação criminosa, agressão ao ambiente e contrabando pelo Ministério Público.

Na posse do cidadão angolano agora acusado, foi ainda encontrado um dente de elefante, com 13,25 quilogramas de marfim, e um valor económico no mercado negro avaliado em cerca de 46.375 dólares (38 mil euros).

O processo segue agora os trâmites legais, depois de há uns meses ter sido notícia a apreensão de 5,45 quilogramas de marfim não trabalhado e 2,58 quilogramas de marfim trabalhado, em escultura humana, no porto de Luanda. Na posse dos dois cidadãos chineses envolvidos neste caso estavam também 0,73 quilogramas de escama de Pangolim- único animal mamífero totalmente coberto de escamas-, produto que no mercado negro chinês e vietnamita pode ultrapassar os 200 dólares por quilograma.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...