Já imaginou um mundo sem natureza? A ação da ANP|WWF quer alertar para isso mesmo
No dia 3 de março celebra-se o Dia Mundial da Vida Selvagem, e como forma de sensibilizar o público para a importância da natureza, a World Wide Fund for Nature (WWF) vai unir forças com empresas, ONGs e equipas desportivas de todo o mundo, pedindo às marcas que se associem para retirar os elementos naturais existentes nos seus logotipos. A hashtag #WorldWithoutNature (MundoSemNatureza, em português) vai também alertar, nas redes sociais, para a dramática perda de biodiversidade global e os riscos sociais e económicos que esta representa.
Esta campanha já foi desenvolvida no ano passado, onde contou com a participação de mais de 250 marcas, que removeram imagens relacionadas à natureza dos seus logotipos nas redes sociais. A WWF, por exemplo, fez “desaparecer” o icónico panda do seu logotipo pela primeira vez em 60 anos de história.
Em Portugal, a ação vai ser promovida pela Associação Natureza Portugal (ANP|WWF), com o apoio da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) e do Clube de Criativos. Espera-se que as marcas portuguesas se juntem à iniciativa.
“Em menos de 50 anos, a atividade humana fez com que as populações de animais selvagens caíssem em média 68% – e com cada parte da natureza que extinguimos, perdemos outra importante ligação com a saúde humana e do planeta.”, afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF. “A campanha #MundoSemNatureza é um alerta sobre o que está por vir e como seria um mundo sem natureza, para que os nossos governos e empresas se unam para reverter esta perda”.
A campanha acontece num momento em que os governos mundiais se preparam para estabelecer um novo acordo global para a natureza como parte da CBD – COP15 na China (25 de abril a 8 de maio de 2022). A WWF pede aos líderes globais que usem esta oportunidade para entregar um plano global ambicioso para combater a perda de biodiversidade e colocar a natureza no caminho da recuperação nesta década.
Saiba mais sobre este movimento no site.