Projeto de investigação vai estudar a qualidade do ar nas escolas



O programa Horizonte Europa vai apoiar em Portugal, através de um financiamento de 18.3 milhões de euros, atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na área da saúde. Um dos projetos de investigação vai estudar a qualidade do ar nas escolas e o impacto que este tem na saúde cognitiva das crianças.

O projeto Development of innovative analyses for monitoring indoor air quality and its impact on children’s health foi apresentado por um consórcio de 11 entidades de Portugal, Espanha, Bélgica, Grécia, Holanda, Dinamarca e Suíça, e conta com diferentes equipas de investigação dos mais variados setores, desde epidemiologistas ambientais, toxicólogos, especialistas em qualidade do ar, biólogos de sistemas, engenheiros e especialistas em áreas sociais e de cidadania. Como membro do consórcio do projeto, a FI Group Portugal liderará o pacote de trabalho de divulgação e comunicação e será, portanto, responsável pela execução de todas as tarefas para tornar os resultados do projeto conhecidos.

Vários estudos demonstraram que a presença de substâncias químicas e partículas nocivas no corpo humano pode conduzir à diminuição da função cognitiva das crianças, bem como ao aumento da morbidade e mortalidade cardiovascular. Para a medição destes poluentes, serão selecionadas diferentes escolas nos países participantes, incluindo Portugal. Pretende-se, assim, explorar novas estratégias para ajudar a melhorar a qualidade do ar, promover a qualidade de vida e melhorar a esperança média de vida das gerações futuras.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...