Investigadores portugueses descodificaram o genoma da cavala



Uma equipa de investigadores liderada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, descodificou o genoma da cavala do Atlântico (Scomber colias). O grupo utilizou tecnologias de nova geração para produzir o primeiro genoma da cavala de elevada fidelidade.

Este recurso constitui uma ferramenta essencial para estudar a dinâmica populacional da espécie, a sua biologia e regular a sua exploração de forma sustentável. Trata-se do “primeiro genoma de grande qualidade em espécies deste género taxonómico!” explica o autor Filipe Castro do CIIMAR-UP e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), referindo ainda que “este recurso tecnológico, um primeiro olhar global sobre o genoma da cavala, permitirá avaliar a diversidade genética dos stocks selvagens de cavala. Isto permitirá não só avaliar o impacto local das práticas de pesca, mas também perceber como potenciar os mecanismos naturais de recuperação das populações”.

Numa altura em que o impacto do homem nos stocks de recursos marinhos é agravado pelas alterações globais, a genética poderá abrir uma nova perspetiva sobre as adaptações da espécie a novas condições climáticas. “Este trabalho é um exemplo claro do poder que abordagens genómicas têm na monitorização e conservação dos recursos biológicos. Este recurso tecnológico, um primeiro olhar global sobre o genoma da cavala, permitiu-nos por exemplo estudar os genes criticamente envolvidos na resposta às alterações globais em curso, o famoso Antropoceno”, afirma o investigador André Machado, também do CIIMAR-UP, e autor principal do estudo.

Como referem os autores no estudo, agora divulgado na revista científica GigaByte, esta espécie ganhou especial relevância nos últimos dez anos, sendo um dos principais alvos da pesca pelágica no oceano Atlântico Nordeste. É também um dos peixes mais comuns em Portugal, e em termos nutricionais, torna-se uma alternativa válida à sardinha.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...