De Shakirae a Schwarzeneggeri. Descubra 10 espécies animais com nomes de famosos
Com tantas espécies novas a serem descobertas todos os anos, muitos investigadores têm-se virado para apresentadores, actores ou cantores quando chega a hora de lhes dar um nome. É uma forma de os homenagear, mas também, no caso dos músicos, um reconhecimento de quem, com a sua obra, lhes faz companhia durante tantas horas diárias de solidão investigativa.
1.Scapatia Beyoncea
O nome da mosca encontrada em Queensland, na Austrália, é uma homenagem à diva Beyoncé.
2.Aleiodes Shakirae
Beyoncé não é a única diva pop a ser homenageada pelos cientistas. Esta vespa descoberta no Equador foi baptizada em alusão à cantora Shakira.
3.Johnnyi, Joeyi, Deedeei e Ceejayi
Os quatro membros da banda punk Ramones inspiraram os descobridores de quatro espécies de atropódes pré-históricos, cujo nome genérico é Mackenziurus.
4.Aleoides Elleni
O mesmo pesquisador que descobriu a versão vespa de Shakira também homenageou a apresentadora americana Ellen Degeneres.
5.Predatoroonops Schwarzeneggeri
Esta aranha está entre as 17 espécies descobertas pelo Instituto Butantan e baptizadas em homenagem ao filme “O Predador”.
6.Dendropsophus Stingi
O cantor Sting foi homenageado pelos seus préstimos à preservação da floresta amazónica, dando o nome a este sapo da Colômbia
7.Coloborhynchus Spielbergi
O cineasta Steven Spielberg foi homenageado pelos paleontólogos que encontraram esta espécie no nordeste brasileiro.
8.Tympanoctomys Kirchnerorum
Este rato argentino não baptizado de Messi – talvez uma pulga o seja – em homenagem ao ex-presidente Néstor Kirchner e à viúva Cristina Kirchner. Os pesquisadores disseram tratar-se de um agradecimento pelo incentivo público à pesquisa.
9.Apistogramma Mendezi
O peixe que habita as águas do rio Negro foi baptizado para homenagear o ambientalista brasileiro Chico Mendes.
10. Jaggermeryx Naida
O fóssil de uma nova espécie de um animal semelhante a um pequeno hipopótamo com grandes lábios foi descoberto no deserto do Egipto. Desta vez, a estrela a ser apadrinhada pela descoberta foi o seu lookalike Mick Jagger.